Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

O Porquê Uma Página de Donativos

A página de donativos do Projecto MiudosSegurosNa.Net foi criada no dia 07 de Julho de 2007 (muito embora tenha sido pensada há bastante tempo), para garantir que o Projecto MiudosSegurosNa.Net, continue a apoiar Escolas, Famílias e Comunidades, no âmbito da utilização ética, responsável e segura das novas tecnologias de informação por crianças e jovens.

Desde 2003 que este Projecto serve famílias, escolas e comunidades de forma gratuita, funcionando apenas a minhas próprias expensas, dado entender este serviço como sendo de utilidade pública.

Foi assim desde 2003, quando comecei a escrever gratuitamente sobre a segurança online de crianças e jovens para o Info & Net, o suplemento de tecnologias de informação e comunicação do jornal A Capital. Assim continuou quando criei este site, em 2004, e passei a disponibilizar todos os artigos de forma gratuita, tal como ainda hoje acontece. Assim continuou a ser quando passei a escrever para o Bits & Bytes, o suplemento de tecnologias de informação e comunicação distribuído com o Jornal de Notícias e com o 24 horas. E assim tem sido, sempre que um jornal ou uma revista me pede um artigo sobre o assunto.

Em 2004, com o lançamento do site, comecei a receber solicitações para ir falar a escolas, com alunos, pais e professores. Nesse ano fi-lo gratuitamente em 5 acções, em que apenas me eram pagas as deslocações. Em 2005, este número subiu rapidamente para 25 acções solicitadas por escolas, bibliotecas, câmaras municipais, sindicatos e até empresas. Continuei a fazê-lo gratuitamente, mas logo constatei que, a continuar assim, o sucesso rapidamente mataria o Projecto, por manifesta incapacidade financeira da minha parte em atender gratuitamente a todos os pedidos.

Neste novo contexto, optei por continuar a disponibilizar a informação no site de forma gratuita. No entanto, pelas razões que apontei acima tive de passar a fazer-me remunerar pela minha participação em acções de sensibilização, apesar de ter consciência que, se algumas acções se concretizavam, muitas, por falta de verba dos organizadores, jamais poderiam realizar-se. Mesmo assim, no primeiro trimestre de 2006, participei como orador ou formador em cerca 20 acções de sensibilização ou formação, na sua maioria organizadas por entidades privadas.

Assim, e tentando ultrapassar a situação, procedi a contactos com algumas empresas, perspectivando que estas patrocinassem as despesas inerentes ao funcionamento do Projecto ou patrocinassem directamente os organizadores de acções de sensibilização para que estas pudessem ter lugar de forma a que o serviço prestado permanecesse gratuito para os destinatários. No entanto, até hoje, nenhuma das empresas contactadas, manifestou interesse em fazê-lo. Assim, chegados a meados de 2007, dos mais de meia centena de pedidos recebidos para acções de sensibilização nesse semestre, apenas cerca de 1/5 se concretizou e destes, a maioria promovidos por instituições privadas. Este facto, deixa-me um grande amargo de boca pois, na prática, coloca de parte as instituições de ensino público e outras entidades, nomeadamente organizações que não visam o lucro, que também têm visto negados apoios por parte de entidades públicas e privadas para a realização deste tipo de acções.

Por outro lado, são inúmeros os pedidos de informação que me chegam dos leitores e visitantes do site, aos quais tenho procurado responder, seja directamente e de forma gratuita, seja através de artigos que abordem os temas sobre os quais sou questionado. Com o crescimento do número de assinantes da newsletter e de visitas ao site, esse número tem também crescido, tornando-se problemático roubar tempo a outras actividades que contribuem para o meu sustento e da minha família, para responder gratuitamente a todas as solicitações. Tal é tanto mais verdade, quando a acrescer aos custos naturais de manutenção de um site desta natureza, surgem solicitações e convites de diversas organizações - do Estado à comunicação social - que implicam custos com deslocações e por vezes até estadias. No entanto, a todas as solicitações tenho correspondido de forma gratuita, a expensas minhas. Nestas alturas penso que muitos donativos de pequeno valor - tipo o custo de um café - podem, de facto, fazer a diferença. Fiz as contas e conclui que se cada assinante da newsletter MiudosSegurosNa.Net fizesse um donativo desta ordem por mês, o montante acumulado permitir-me-ia fazer gratuitamente 9 acções de sensibilização por mês!

E então, porquê agora, perguntará.

Porque um dos muitos leitores que contactam directamente o Projecto MiudosSegurosNa.Net, pedindo aconselhamento, orientação e muitas vezes, ajuda, para situações bem complicadas, depois de analisada a situação que expôs e de lhe ter sido dada a orientação que pretendia, respondeu, não só a agradecer o tempo dispendido para o atender, mas que também pretendia fazer um donativo e desejava saber onde o poderia fazer.

Na realidade não tinha, porque entendia, ou esperava que, um Projecto com o interesse público deste, poderia despertar a consciência social de algumas empresas, dispostas a contribuir dessa forma para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos. Continuo a acreditar que um dia assim será, mas entretanto acredito também que os indivíduos, por si, individual ou colectivamente, podem fazer a diferença. Sobretudo todos aqueles que considerem que vale a pena apoiar o Projecto MiudosSegurosNa.Net, para que ele próprio continue a apoiar, aconselhar e orientar a comunidade, como vem fazendo desde 2003.

O seu donativo pode, de facto, fazer a diferença, independentemente do valor que lhe quiser atribuir. Pode ajudar a fazer face aos custos de manutenção deste site, aos custos de deslocações relativos a actividades relacionadas com as actividades do Projecto e, sobretudo, permitindo a realização de acções de sensibilização de famílias, escolas e comunidades que, dispondo da vontade e dos recursos para organizar essas acções, não dispõem dos meios financeiros para o efeito.

Para que saiba onde o seu donativo é aplicado, na página de donativos figurará também uma listagem da aplicação dos fundos recolhidos através dos donativos.

Junte-se então ao Projecto MiudosSegurosna.Net, mantendo-o ao serviço de todos, fazendo aqui o seu donativo.


Rotulado com ICRA - Internet Content Rationg Association
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2007, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.