Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]
> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

ARTIGOS DE OPINIÃO - 2012 - Janeiro
Controlo Parental no iPhone, iPad e iPod
Por Tito de Morais

O iPhone, o iPad e o iPod Touch, para além de excelentes, são extremamente fáceis de utilizar. Inúmeros vídeos de crianças a usar estes produtos atestam-no. Tal tem levado mesmo a equacionar a sua utilização por crianças e jovens, seja em contexto educativo ou outro. Que controlos parentais existem?

Há semanas recebi uma mensagem no Facebook de um amigo solicitando a minha ajuda:

Tito,
Aqui vai mais uma pergunta complicada:
Ofereci um iPod Touch à minha filha de 9 anos. Aquilo tem acesso WiFi e permite o acesso à internet. Existe algum filtro de conteúdos para crianças para aquela aplicação?
Abraço João
Mais recentemente, uma jornalista contava-me como a sua filhota gostava de usar o seu iPad e sobre a preocupação que era a miúda poder aceder a conteúdos impróprios. Com a crescente popularidade dos produtos da Apple, imagino que outros pais se confrontem com o mesmo desafio. Assim, abaixo encontrará referências a programas de controlo parental para dispositivos móveis da Apple, ou sejam, o iPhone, iPad e iPod.

Mobicip Safe Browser
Este software oferece um ambiente Internet seguro e educacional em dispositivos iOS para famílias, escolas e negócios. Às famílias oferece paz de espírito por saberem que as crianças e jovens em idade escolar podem aceder à Web móvel sem serem expostos a conteúdos impróprios. Começar a usar é fácil. Basta criar uma conta, definir a filtragem - um nível elementar (1º ciclo do ensino básico), médio (2º e 3º ciclo) ou secundário - fazer o download do Safe Browser e desabilitar o Safari, o YouTube e a AppStore. E com isto as suas crianças já podem navegar em segurança. Para isso a Mobicip oferece, filtragem inteligente em tempo real e não apenas por URL, tráfego encriptado para segurança adicional em redes públicas WiFi e standards de filtragem pré-definidos, como aqueles usados em escolas. O serviço básico tem o custo de $4.99 (custo não recorrente e para diversos dispositivos). Opcionalmente e por um custo adicional de $9.99/ano, pode activar o modo Premium, ganhando assim acesso a funcionalidades adicionais, tais como: controlos parentais mais simples baseados no browser, bloqueio por categorias, listagem de sites autorizados, listagem de sites proibidos e relatórios de actividade. Existem também versões disponíveis para Windows e para Linux (Ubuntu). Mais informações em http://itunes.apple.com/app/mobicip-safe-browser/id299153586.

Safe Eyes Mobile
Este software torna seguro para as suas crianças o ambiente do seu dispositivo iOS ao substituir o Safari por um browser que pode bloquear conteúdos impróprios para crianças. Se usar a versão doméstica do Safe Eyes poderá também implementar limites de tempo de utilização e sincronizar as definições com o PC, Mac e iOS. Para além de ser um software premiado por diversas vezes, a marca foi recentemente adquirida pelo gigante do software de segurança, McAfee. O preço anunciado é de $14.99 (custo não recorrente). Mais informações em http://itunes.apple.com/app/safe-eyes-mobile/id298505665.

McAfee Family Protection
As críticas negativas a este produto na página do mesmo no iTunes talvez justifiquem a aquisição acima referida. No entanto, segundo a informação do fabricante, o McAfee Family Protection ajuda a proteger crianças de todas as idades contra a exposição a conteúdos impróprios na Internet e apoia a sua educação precoce relativamente aos riscos. Nesse sentido capacita-o para deixar as suas crianças explorar a Internet móvel mais livremente enquanto lhe permite monitorizar as suas actividades online, incluindo a localização física dos seus dispositivos. Funcionando como um programa dedicado e seguro para navegação na Internet móvel, oferece uma barra de pesquisa, navegação por abas, zoom, redimensionamento, visionamento horizontal, gestão de marcadores, partilha de ligações por email, conteúdos animados, guardar imagens, copiar e colar, e muito mais. Tal como a geração de relatórios automáticos e protecção imediata para as suas crianças. O preço anunciado é de $19.99. Mais informações em http://ax.itunes.apple.com/us/app/mcafee-family-protection/id373658846.

Cloudacl SafeNet Browser
Este é um programa de controlo parental e browser seguro para a sua família, na medida em que integra um programa de navegação na Internet móvel com filtragem de conteúdos. A filtragem de conteúdos é feita através de um sistema de categorização que abrange diariamente mais de 8 milhões de websites e biliões de páginas. O Cloudacl SafeNet Browser pode ser configurado para filtrar:

  1. Sites que alojem spyware, phishing & fraudes
  2. Sites para adultos incluindo conteúdos para adultos, sexo e nudez
  3. Sites relacionados com o abuso de drogas
  4. Sites consumidores de largura de banda tais como peer2peer e armazenamento de dados online
  5. Sites que incluam armas, jogos de azar e conteúdos questionáveis
  6. Sites de jogos de azar
  7. Sites usados como servidores de proxy
  8. Sites usados para spam
  9. Sites de redes sociais, encontros e de media streaming
Em modo "Guardian", (Guardião) pode configurar as categorias e os sites que deseja bloquear. No modo "Protected" (Protegido - restrito), pode apenas navegar nos sites autorizados. Este programa tem o preço não recorrente de $2.99. Mais informações em http://itunes.apple.com/us/app/safenet-browser/id464206775 e http://www.cloudacl.com.

iWonder Surf Pro
Usando tecnologia GPS, esta aplicação permite-lhe ver exactamente o que os seus filhos estão a ver quando navegam na Web, registando o histórico dos sites visitados (que sites foram visitados e a que horas). Na sua versão básica, gratuita, esta aplicação bloqueia automaticamente todos os sites para adultos. Por uma subscrição vitalícia de $29.99, pode ter acesso a funções avançadas descritas pormenorizadamente em http://itunes.apple.com/us/app/iwonder-pro/id393932990.

Estas são apenas algumas das opções que encontrei mediante uma rápida pesquisa. Com o tempo, estou certo que algumas destas deixarão de ser opções e outras alternativas surgirão no mercado. Por não ter hipótese de testar cada uma delas de forma exaustiva, não lhe recomendo nenhuma em particular. Mas se tivesse necessidade de uma solução a este nível informava-me com familiares, amigos e colegas sobre estas alternativas. Através de uma curta pesquisa na Internet via o que outros utilizadores diziam das mesmas e provavelmente começava por experimentar uma opção gratuita. Fico a aguardar os resultados da sua experiência. Use os comentários abaixo para nos deixar o seu feedback.



Artigos Anteriores:
> 10 Recomendações de Segurança na Internet
> Dê Início à Conversa
> 7 Redes Sociais Para Crianças
> Redes Sociais Para Famílias
> A Internet e o Desaparecimento de Adolescentes

Parceiros:
Logotipo do EasyBits Group
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2012, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.