Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

ARTIGOS DE OPINIÃO - 2010 - JANEIRO
"Por Favor, Ensinem-me a Pensar"
Por Tito de Morais

Desafiaram-me a escrever um artigo para um "espaço de apoio ao Curso de Formação | Comunidades Virtuais de Aprendizagem: A Internet e o Ensino da História, um espaço aberto, de partilha, debate e colaboração entre todos os participantes desse curso, assim como, de apresentação de projectos, ideias e iniciativas".

O desafio foi-me feito no início de Dezembro do ano passado, através do Twitter, por João Lima, "professor, formador de professores, investigador e eterno inconformado e curioso" e também autor do blogue Cinzas de Outono. A comunidade virtual era, e ainda é, uma rede social no Ning e que dá pelo nome CVAHist09. O que se segue é uma adaptação desse artigo.

Um Desafio
Através do Twitter, o João Lima convidou-me a aderir a esta comunidade e desafiou-me a fazer um blog post com "umas dicas sobre segurança para o meu pessoal do curso de professores". Obrigado pelo convite e pelo desafio João. Quando me enviou o convite, o João Lima adiantou-me que se tratava de uma comunidade relativa a "um curso para colegas de História". Escrever um artigo específico para esta comunidade é algo que faria com muito prazer. No entanto, na altura, era-me complicado. "Estava com mais comida na boca do que aquela que conseguia comer". Assim, optei por fornecer alguns links para artigos que escrevi sobre o tema e que me parecem particularmente relevantes para professores de História, assim como links para outros sites relacionados com o tema e alguns comentários.

Artigos Anteriores
Para professores de História, pareceu-me relevante abordar a questão da fiabilidade e credibilidade de conteúdos, particularmente aqueles que são disponibilizados através da Internet. Assim, resolvi começar pelo que já escrevi sobre o assunto:

Dois ou Três Complementos
Complementando os artigos acima, não deixem de consultar o site que refiro a seguir e do qual tomei conhecimento nas circunstâncias referidas no artigo anterior: A Fraude do Século. Sites como este abundam na Internet, sobretudo em inglês. Um excelente site - infelizmente apenas em inglês - que faz o contraponto a este tipo de sites: http://www.badastronomy.com/bad/tv/foxapollo.html. E mais um: http://www.moonmovie.com/.

Ir ou Não Ir à Lua
Ainda sobre este tema, deixo-vos alguns sites adicionais, para a eventualidade de quererem trabalhar o tema com os vossos alunos:

Como Usar Estes Sites?
Como podemos usar este tipo de casos em contexto educativo? Eis uma ideia sobre a qual gostava de ter o vosso feedback: Dividam a turma em dois grupos. Um terá como missão provar que o Homem nunca foi à Lua e porquê; outro terá como missão provar que o Homem foi de facto à Lua. Ambos os grupos terão de apresentar à turma as suas provas e argumentos. No final importará mostrar aos alunos que todos devemos fazer o trabalho desenvolvido por ambos os grupos, pois de outro modo apenas teremos um conhecimento enviesado da realidade. Este exercício pode ser complementado explicando aos alunos o conceito dos "Seis Chapéus Pensantes" de Edward de Bono. Se não conhecem, procurem na Internet que existe informação abundante sobre o tema.

Critérios Para Avaliar Sites
Outro artigo que gostaria de vos deixar tem duas partes:

Deixo-vos também aqui o artigo que me despertou para esta questão. Notem que é um artigo de 1998:No site do Alan November acima, encontrarão recursos adicionais que vos ajudarão a ensinar os vossos alunos a pensar.

A terminar, deixo-vos uma ideia que há muito tenho na cabeça, mas que não há maneira de conseguir arranjar tempo para a pôr em prática. Em tempos ocorreu-me criar um site para dinamizar a criação de uma Associação Portuguesa Pela Protecção dos Gambozinos, animal que, como concerteza saberão, se encontra ameaçado pela extinção! Daria um excelente recurso educativo para ensinarmos a pensar! Em inglês, existem inúmeros sites deste tipo que podem ser excelentes recursos pedagógicos para ensinar a pensar. Se bem que este site que refiro seja talvez mais indicado para um Professor de Ciências, estou certo que não faltarão ideias a professores de outras disciplinas, como seja o caso da História. Fica o desafio! Quem sabe se algum de vós pega nele. :)



Artigos Anteriores:
> Devo Dar Um Magalhães ao Meu Filho?
> Vulnerabilidades: O Que São e Como as Reduzir
> Segurança da Informação: Imperativo Nacional
> Geocaching: TIC e Actividades ao Ar Livre
> Programas de Navegação na Web Para Crianças - Parte II

Rotulado com ICRA - Internet Content Rationg Association
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2010, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.