Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

ARTIGOS DE OPINIÃO - 2009 - SETEMBRO
Geocaching: TIC e Actividades ao Ar Livre
Por Tito de Morais

O tempo, por vezes excessivo, que os nossos filhos e alunos passam online, é uma preocupação manifestada recorrentemente por pais e professores. Neste artigo, descubra uma actividade online que pode ser usada em contexto doméstico e escolar para estimular uma interessante actividade ao ar livre.

Desde 2003 que aqui tenho escrito pontualmente sobre a questão da utilização excessiva das tecnologias de informação (TIC) por parte de crianças e jovens, sobre as preocupações de pais e educadores a este nível, e sobre soluções para este tipo de problemas. Recordo, por exemplo:

Geocaching
Hoje venho falar-vos de uma forma de usar as TIC para estimular uma interessante actividade ao ar livre: o geocaching. O Geocaching é uma actividade ao ar livre na qual os participantes utilizam o GPS (Global Positioning System Sistema de Posicionamento Global) e outras técnicas de navegação para encontrar e esconder "geocaches" ou simplesmente "caches", colocadas em qualquer local a nível mundial. Mas o que é isso de "geocaches" ou "caches"?!

Caches
Uma cache é uma pequena caixa, tipo tupperware, fechada e à prova de àgua, contendo um pequeno livro de registos (logbook) e alguns objectos tais como canetas ou lápis, moedas, bonecos ou outros objectos de baixo valor para troca.

Actividades Relacionadas
Para uns um jogo ou passatempo, para outros um desporto, o Geocaching é assim uma actividade do tipo caça ao tesouro e com pontos de contacto com outras actividades como a orientação.

Sites de Referência
As explicações acima são, obviamente, sumárias. No entanto, poderá obter informação adicional sobre o Geocaching na Wikipédia (em Português ou mais desenvolvidamente em Inglês). Recomendo ainda uma visita ao principal site de referência, o Geocaching.com, a partir do qual encontrará recursos para se iniciar e desenvolver esta actividade. Existem já diversos sites em Português dedicados a esta actividade e que funcionam como agregadores da comunidade que se dedica à mesma. Entre esses sites em Português, contam-se o Geocaching@PT, o Geocaching Portugal e um excelente guia com versão em Português produzido pela "How Stuff Works" (Como Funcionam as Coisas).

Geocaching Para os Mais Pequenos
Com a popularização do Geocaching, começam também a surgir guias e sites orientados para o desenvolvimento desta actividade com crianças, como é o caso do site GeocachingKids.Com.

Geocaching na Sala de Aula
Por fim, o mais interessante ainda é o facto de começar a haver professores que partilham as suas experiências com outros colegas sobre o Geocaching na sala de aula. A este nível, não tenho ainda conhecimento de professores portugueses que estejam a usar o Geocaching em contexto escolar. Fico à espera dos seus relatos nos comentários. Enquanto eles não chegam, deixo-lhe uma série de ligações relativos à utilização do Geocaching na sala de aula ou em contexto escolar:

A terminar, enquanto não partilha com os leitores as suas experiências no Geocaching, em ambiente doméstico ou escolar, deixo-lhe a ligação para um blogue especificamente dedicado a esta temática na educação: GPS & Geocaching in Education integrate real world technologies into YOUR classroom instruction.



Artigos Anteriores:
> Programas de Navegação na Web Para Crianças - Parte II
> Programas de Navegação na Web Para Crianças
> Dia Por Uma Internet Mais Segura 2009
> Dia da Protecção de Dados
> Monitorização da Utilização do Computador e da Internet

Rotulado com ICRA - Internet Content Rationg Association
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2009, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.