Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

ARTIGOS DE OPINIÃO - 2008 - DEZEMBRO
Dia Por Uma Internet Mais Segura 2009
Por Tito de Morais

Logotipo Dia Por Uma Internet Mais SeguraNo último artigo referi o Dia da Protecção de Dados. Hoje, venho falar-vos do Dia Por Uma Internet Mais Segura que se assinalará no próximo dia 10 de Fevereiro de 2009. Com a antecedência necessária para que famílias, escolas e comunidades possam programar formas de a assinalar celebrar a data.

Desde a sua primeira edição em 2004, que aqui escrevo sobre o Dia Por Uma Internet Mais Segura. Foi assim em 2004, com o artigo "Dia Europeu Por Uma Internet Mais Segura", em 2005, com o artigo "8 de Fevereiro: Dia Por Uma Internet Mais Segura", em 2006, com o artigo "Blogatona Por Uma Internet Mais Segura" e finalmente em 2008, com o artigo "Dia Por Uma Internet Mais Segura 2008" e com uma página especificamente criada para promover o concurso então organizado pelo Insafe. Olhando para trás, aparentemente "escapou-me" a edição de 2007. Se a leitura dos artigos anteriores poderá ser interessante no sentido de ver o que se poderá fazer, concentremo-nos então na edição de 2009.

5 Anos a Crescer
Desde a sua primeira edição em 2004, o Dia Por Uma Internet Mais Segura tem tido um crescimento regular que se tem traduzido num aumento ao nível da sensibilização, maior envolvimento por parte de intervenientes relevantes no domínio da segurança na Internet e por um elevado nível de atenção por parte da comunicação social. Tal como nos anos anteriores, a edição deste ano também terá lugar em Fevereiro, mais concretamente no dia 10. Também como em anos anteriores, o objectivo é promover uma utilização mais responsável e mais segura das tecnologias online e dos telemóveis, especialmente entre as crianças e os jovens a nível mundial. Estes dois aspectos, o facto de, apesar da sua génese Europeia, este ser hoje um evento mundial e o facto das expressões "mais responsável" e "mais segura", faz com Dia Por Uma Internet Mais Segura seja a designação preferível para o evento do que Dia Europeu da Internet Segura ou Dia da Internet Segura.

Ainda Maior Participação em 2009
Segundo o Insafe, na edição de 2008 do Dia Por Uma Internet Mais Segura, participaram nas celebrações 120 organizações de 56 países, organizando eventos locais, nacionais e pan-europeus, desde sessões em escolas e concursos para os jovens até sessões públicas e conferências. Em 2009, a organização espera o envolvimento de um número ainda maior de países e de participantes nas actividades do Dia Por Uma Internet Mais Segura.

Objectivos
O objectivo principal do Dia Por Uma Internet Mais Segura é o de juntar intervenientes relevantes dos sectores público e privado, em tantos países quanto possível, para aumentar a sensibilização sobre o uso seguro e responsável das tecnologias, particularmente entre crianças e jovens.

Actividades Sugeridas
As actividades sugeridas no sentido de serem desenvolvidas localmente são as seguintes:

  • Lançamento de uma campanha de sensibilização nos meios de comunicação social, com recurso a um vídeo clip, anúncio de raio, canção, banner em rede social
  • Programa de televisão especial
  • Concursos envolvendo crianças
  • Conferência com a indústria, pais, crianças e investigadores
  • Conferência de imprensa envolvendo celebridades que queiram apoiar uma Internet Mais Segura
  • Publicação de resultados de novos estudos sobre uma Internet Mais Segura
  • Visitas a escolas

Vamos Participar!
A primeira actividade no âmbito das celebrações da edição do Dia Por Uma Internet Mais Segura já foi lançada. Destina-se a jovens entre os 10 e os 15 anos. Assim, se tem filhos, alunos, educandos e familiares mais novos nesta faixa etária, desafio-os a participarem. E já agora, se tem filhos, alunos, educandos e familiares mais novos entre os 15 e os 19 anos, aproveite a oportunidade e desafio-os também a participar no Vídeo-Concurso: "Navega na Net - Pensa na Privacidade" que visa celebrar o Dia da Protecção de Dados que se assinala no próximo dia 28 de Janeiro de 2009.



Artigos Anteriores:
> Dia da Protecção de Dados
> Monitorização da Utilização do Computador e da Internet
> Bloqueio e Filtragem de Conteúdos na Internet
> Internet: Com ou Sem Filtro?
> Controlo do Tempo de Utilização

Rotulado com ICRA - Internet Content Rationg Association
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2008, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.