Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

ARTIGOS DE OPINIÃO - 2007 - DEZEMBRO
Crianças Europeias Em Linha
Por Tito de Morais

Para a definição de um plano de acção nacional para a promoção da utilização ética, responsável e segura das tecnologias de informação e comunicação por crianças e jovens é essencial possuir informação. Um plano que não se baseie nessa informação de base é como escrever no ar.

Quando iniciei o Projecto MiudosSegurosNa.Net, em Março de 2003, fi-lo porque me deparei com uma enorme falta de informação em língua portuguesa sobre a segurança online de crianças e jovens, quando noutros idiomas essa informação era abundante. Hoje, felizmente, assisto à proliferação de iniciativas neste domínio e o assunto chega já aos curriculas escolares. No entanto, vejo com alguma preocupação o facto destas iniciativas não se basearem em estudos e investigação portuguesa, logo não se baseando numa análise que permita detectar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças na base da qual se permita construir um plano de acção. Continuamos a trabalhar com base em dados estatísticos de estudos desenvolvidos noutros países que podem não corresponder à nossa realidade. A preocupação é ainda maior quando vejo as questões da segurança online de crianças e jovens começam a integrarem os curriculas escolares ignorando estudos recentes que implicam alterações nas mensagens de prevenção que até recentemente têm sido vinculadas a nível internacional. Felizmente, Portugal integra um projecto internacional que poderá servir para estimular a investigação nacional neste domínio em áreas onde ela faz falta.

Projecto EU Kids Online
O EU Kids Online é uma rede temática destinada a examinar a investigação europeia sobre questões culturais, contextuais e os riscos no domínio da utilização segura da Internet e dos novos média. Financiado pelo Programa Safer Internet Plus da União Europeia e decorrendo entre 2006 e 2009, este projecto examinará a investigação desenvolvida em 21 países Europeus, incluindo Portugal, sobre a forma como as crianças e os jovens usam a Internet e os novos média.

Objectivos
Este projecto colaborativo visa:

  • Identificar e avaliar os dados resultantes da investigação a nível europeu sobre o uso das tecnologias online por crianças.
  • Informar sobre a agenda no domínio da investigação.
  • Catalogar os dados disponíveis indicando as lacunas e identificando os factores que configuram as capacidades de investigação das instituições europeias neste domínio.
  • Avaliar e comparar as descobertas através da Europa contextualizando as semelhanças e as diferenças, assim como as influências a nível social, cultural e regulatório que afectam os riscos e as respostas das crianças e dos seus pais a esses riscos.
  • Examinar as questões metodológicas relacionadas com análises inter-culturais e o estudo das experiências online das crianças para desenvolver um guia de boas práticas no domínio dos problemas e desafios metodológicos da investigação.
  • Desenvolver recomendações para políticas de sensibilização e literacia digital.

Dados Já Disponíveis
Mais de um ano após o início do projecto, o EU Kids Online dispõe já de um repositório contendo perto de 300 estudos, a maioria dos quais relativos a adolescentes, pais e professores, notando-se a existência de uma lacuna ao nível de estudos sobre crianças. Segundo uma apresentação a que tive oportunidade de assistir feita pela coordenadora da equipa portuguesa do projecto, a Drª Cristina Ponte, a maioria dos estudos disponíveis são de cariz nacional, financiados pelos respectivos governos, isto apesar da União Europeia financiar estudos comparativos transnacionais. Por outro lado, a maioria dos estudos é de natureza quantitativa e não tanto ao nível qualitativo ou socorrendo-se de metodologias mistas, à excepção de estudos sobre crianças. Mais de metade das investigações são online e são poucas as que são publicadas a nível académico. Existe investigação relativa ao acesso, utilização, interesses e actividades em todos os países, apesar de alguma carecer de actualização. No entanto, a maioria da investigação incide sobre a Internet fixa e não na Internet móvel, plataformas de jogos ou outras. Relativamente aos riscos, existe mais investigação sobre os riscos relacionados com os conteúdos (nocivos e ilegais, ódio, etc.) e pouca sobre os riscos associados aos contactos, comércio, suicídio, anorexia, drogas, jogo e privacidade. Por outro lado, sabe-se muito pouco relativamente às respostas das crianças relativamente à regulação ou à forma como lidam psicologicamente com o risco. Existe ainda pouca investigação sobre o uso e eficácia de estratégias de segurança, como por exemplo a filtragem. Por fim, continua por provar o valor da literacia digital dos pais e das crianças. linha.

O site da equipa portuguesa deste projecto, disponível em http://www.fcsh.unl.pt/eukidsonline/, está alojado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e disponibiliza já uma quantidade razoável de informação na língua de Camões. Para além de ligações para documentação do projecto em inglês é disponibilizada uma versão reduzida em português (PDF - 152Kb) que caracteriza a pesquisa europeia encontrada até 2007, assim como páginas que atestam o interesse do site e do projecto para estudantes e profissionais no domínio das ciências sociais, das indústrias culturais, entidades reguladoras e organizações não-governamentais.



Artigos Anteriores:
> Dia Por Uma Internet Mais Segura 2008
> Fotos e Trabalhos de Alunos na Internet - Parte II
> Fotos e Trabalhos de Alunos na Internet - Parte I
> Falar "Com" e Não "Para" Crianças e Jovens
> Mês de Sensibilização Para a Ciber Segurança

Rotulado com ICRA - Internet Content Rationg Association
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2007, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.