Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

ARTIGOS DE OPINIÃO - 2007 - NOVEMBRO
Dia Por Uma Internet Mais Segura 2008
Por Tito de Morais

No próximo dia 12 de Fevereiro de 2008 será assinalado internacionalmente, pelo quinto ano consecutivo, o Dia Por Uma Internet Mais Segura. Organizado e promovido pelo Insafe, a rede europeia de segurança Internet, este evento anual oferece uma oportunidade única de participação a crianças e jovens.

Uma vez por ano, o Dia Por Uma Internet Mais Segura oferece a todas as escolas um pretexto e uma oportunidade para dedicarem algum tempo lectivo à reflexão sobre alguns dos problemas relacionados com a segurança na Internet. Incluindo um concurso destinados aos alunos - dos 5 aos 19 anos de idade - este evento oferece ainda a oportunidade de sensibilizar crianças e jovens para estas questões de uma das melhores formas possíveis, isto é, pondo-os a eles a trabalhar sobre estes assuntos. Desta forma, o concurso potencia também a sensibilização dos professores que os devem orientar nestas actividades, podendo ainda potenciar o envolvimento de famílias e de toda a comunidade em que a escola se insere, por exemplo, organizando a exposição de trabalhos realizados no âmbito do concurso e promovendo a organização de eventos e actividades paralelas.

O Concurso: Quem Pode Participar
O concurso destina-se a grupos de jovens entre os 5 e os 19 anos de idade, divididos por três escalões etários: 5-10 anos, 11-14 anos e 15-19 anos. O concurso é aberto a escolas, clubes de lazer, organizações juvenis, institutos de formação, etc. de qualquer um dos 25 países da rede Insafe, incluindo obviamente Portugal, sendo no entanto também permitida a participação de países terceiros, como por exemplo outros países de língua oficial portuguesa.

Como Participar
No sentido de participar no concurso, as crianças e os jovens deverão organizar-se em grupos de trabalho em função dos escalões etários acima referidos, enquadrados por um adulto (professor, monitor, educador, formador, etc.). No caso de Portugal, num segundo passo deverão manifestar o seu interesse em participar enviando uma mensagem de correio electrónico para o endereço seguranet@crie.min-edu.pt com a frase "We will participate" no campo assunto e receberá uma mensagem automática com as orientações do concurso. Esta manifestação de interesse é importante na medida em que ajudará a organização a antever e gerir o volume de participantes.

O Tema e os Trabalhos
A tarefa dos concorrentes consistirá na criação de uma mensagem de sensibilização sobre a utilização ética e segura das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente da Internet e dos telemóveis. Essa mensagem deverá inspirar-se no tema "A vida em linha é o que TU fizeres dela" e mostrar como o comportamento dos utilizadores tem um impacto no ambiente em linha.

Formatos Para os Trabalhos
As crianças do escalão etário 5-10 anos deverão criar materiais em formato electrónico que possa ser impresso, tais como cartazes, folhetos, banda-desenhada e postais. Já os jovens dos escalões etários 11-14 anos e 15-19 anos deverão criar materiais em formato audiovisual, tais como filmes, filmes para telemóvel, música/canção, vídeo-clips e apresentações em powerpoint. Os ficheiros submetidos a concurso não deverão exceder os 8MB nem exceder a duração máxima de 2 minutos. Os formatos de ficheiro admitidos a concurso são os seguintes:

  • Imagens: jpg, gif e png
  • Documentos de texto: txt, doc, pdf
  • Multimédia: Flash (SWF), PowerPoint (PPT)
  • Áudio/video: mp3, mov, avi, divx, wmv e qualquer formato mpeg.

Idiomas Aceites
Os idiomas aceites são os das línguas oficiais dos países participantes no concurso do Dia or Uma Internet Mais Segura 2008. No entanto, os concorrentes que desejem candidatar-se ao prémio Europeu deverão levar em linha de conta que os seus projectos sejam facilmente compreendidos por pessoas de vários idiomas.

Envio de Projectos
Os projectos deverão ser apresentados a concurso acompanhados de um pequeno sumário (cerca de 100 palavras) em Inglês, Francês ou Alemão e de um ícone que o represente no formato .gif ou .jpg (não excedendo os 100 pixels) e que servirá para pré-visualizar o trabalho na Galeria de Projectos.

Prazos
Os prazos a observar no concurso são os seguintes:

  • 15 de Outubro de 2007 a 1 de Janeiro de 2008: manifestar interesse em participar enviando uma mensagem de correio electrónico para seguranet@crie-min.edu.pt com a frase &We will participate& no campo assunto.
  • 14 a 20 de Janeiro de 2008: registar e submeter projectos a concurso na Galeria de Projectos do Dia Por Uma Internet Mais Segura 2008
  • 21 a 25 de Janeiro de 2008: selecção dos vencedores nacionais que irão disputar a ronda Europeia
  • 1 a 7 de Fevereiro de 2008: votação electrónica para seleccionar os vencedores Pan-Europeus
  • 12 de Fevereiro de 2008, Dia Por Uma Internet Mais Segura: Anúncio dos vencedores Pan-Europeus

Vencedores & Prémios
No total serão atribuídos 6 prémios europeus, 2 por cada escalão etário, escolhidos dentre os vencedores nacionais seleccionados por votação electrónica. Os prémios a atribuir ainda não foram anunciados, não havendo ainda também informação sobre a previsível existência de prémios nacionais.

Direitos de Autor
A todos os participantes a organização lembra que a utilização de materiais criados por terceiros, tais como fotografias, músicas, imagens, textos, etc. deverá ser feita apenas com permissão do respectivo autor e que, nestes casos, e que a citação das fontes e a respectiva atribuição de autoria deve ser feita numa página de créditos. As infracções no domínio dos direitos de autor resultarão em desqualificação automática. Aos orientadores das crianças e dos jovens é solicitado apoio no envio de pedidos de autorização relativa a materiais protegidos pelo direito de autor. A organização disponibiliza ainda informação adicional relacionada com o direito de autor em projectos escolares (infelizmente apenas em inglês PDF - 96 Kb). No entanto a consulta da Wikipedia (em português) também poderá ajudar.

Privacidade
A organização lembra ainda que os projectos estarão expostos a uma audiência global, pelo que é importante relembrar aos participantes para não incluírem dados pessoais sensíveis nos seus trabalhos, tais como nomes, moradas, etc. Para este efeito, a organização disponibiliza também alguma informação relevante (infelizmente apenas em inglês).

Mais Informação
A terminar, a informação fornecida acima é-o a título meramente informativo, não dispensando a consulta do regulamento e da informação disponibilizada no site oficial da iniciativa:

A todos os pais deixo uma sugestão: imprimam este artigo e dêem-nos aos vossos filhos para estes darem conhecimento do concurso aos respectivos professores. A estes e a todos os responsáveis por clubes de lazer, organizações juvenis, institutos de formação, etc. incentivem as vossas crianças e jovens a participar neste concurso. A todos, apelo no sentido de colaborarem na obtenção de apoios e patrocínios para a atribuição de prémios em cada escola. A todos os participantes faço votos dos maiores sucessos e que Portugal seja desta vez o país que registe o maior número de participações. Demonstremos por uma vez, que levamos a sério a segurança de crianças e jovens online.



Artigos Anteriores:
> Fotos e Trabalhos de Alunos na Internet - Parte II
> Fotos e Trabalhos de Alunos na Internet - Parte I
> Falar "Com" e Não "Para" Crianças e Jovens
> Mês de Sensibilização Para a Ciber Segurança
> "Quanto Tempo, É Muito Tempo?"

Rotulado com ICRA - Internet Content Rationg Association
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2007, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.