Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

ARTIGOS DE OPINIÃO - 2007 - OUTUBRO
Mês de Sensibilização Para a Ciber Segurança
Por Tito de Morais

Nos EUA, anualmente e desde 2004, a Divisão Nacional de Ciber Segurança do Departamento de Segurança Interna junta forças com a Aliança Nacional de Ciber Segurança, o Centro Multi-Estatal de Partilha de Informação e outras organizações, para apoiarem o Mês Nacional de Sensibilização Para a Ciber Segurança.

A Aliança Nacional de Ciber Segurança, um consórcio de agências governamentais norte-americanas e empresas privadas, é o organismo responsável pela organização desta iniciativa focada na educação do público americano, empresas, escolas e agências governamentais sobre formas de protegerem as suas parte do ciberespaço, promoverem a segurança dos seus computadores e das infra-estruturas críticas do país.

Proteja-se Antes de se Ligar
Depois de em 2004 o Mês Nacional de Sensibilização Para a Ciber Segurança se ter focado na promoção de "Oito Práticas de Ciber Segurança Para Estar Seguro Online", de em 2005 ter feito do Roubo de Identidade a sua bandeira e de e 2006 ter tido como lema "Ciber Segurança. Faça Dela um Hábito", este ano o objectivo é o de educar os utilizadores da Internet sobre como "Proteger-se Antes de se Ligar" seguindo alguns passos simples e eficazes. Segundo a Aliança Nacional de Ciber Segurança, estes passos ensinarão os utilizadores da Internet a salvaguardarem os seus computadores das mais recentes ameaças online, oferecendo meios que lhes permitem responder a potenciais acidentes no domínio do ciber crime, e contribuirão para a percepção que a ciber segurança de cada cidadão afecta a segurança das infra-estruturas críticas do país.

Mobilizar a Sociedade Americana
Para conseguir atingir os seus objectivos, o Mês Nacional de Sensibilização Para a Ciber Segurança tem contacto com a mobilização da sociedade norte-americana. A este nível, ao longo dos quatro anos que leva esta iniciativa, tem particular destaque a adesão de da quase totalidade Procuradores Gerais e Governadores Estaduais Norte-Americanos. Mas o apoio à iniciativa não se limita ao poder, abrangendo verdadeiramente toda a sociedade civil, com particular relevância para as empresas, universidades, associações e organizações não-governamentais.

Mobilizar as Empresas
De facto, ao nível empresarial, ao longo destes quatro anos, são de salientar os apoios que a iniciativa tem recebido de empresas como a AOL, ATT&T, BellSouth, Computer Associates, Cisco, Entrust, Grisoft, Internet Security Systems, Lavasoft, McAfee, Microsoft, RSA, Secure Computing, Symantec, Yahoo! e Webroot.

Mobilizar O Mundo Académico
No domínio académico, ao longo destes quarto anos, esta iniciativa já contou com a adesão de perto de meia centena de instituições académicas norte-americanas, entre as quais as prestigiadas universidades Carnegie Mellon, Cornell e Penn State, entre muitas outras.

Mobilizar Associações e ONGs
Os elevados níveis de sensibilização da sociedade norte-americana para a importância deste tipo de iniciativas tem-se verificado através de um elevado número de participações ao nível associativo e no domínio das organizações não-governamentais. Ao longo dos quatro anos de vida que leva esta iniciativa, têm-se registado a adesão entidades tais como a American Bankers Association, Business Software Alliance, Cyber Security Industry Alliance, Information Technology Association of América, Infragard National Members Alliance, National Consumers League, The Anti-Spyware Association, US Internet Service Provider Association, entre muitas outras.

A partir deste ano, seguindo os passos desta iniciativa, o Projecto MiudosSegurosNa.Net passará a promover anualmente uma iniciativa idêntica para os países de língua oficial portuguesa. Para tal, convido deste já empresas, associações e organizações não-governamentais, agências e organismos governamentais, universidades, faculdades, institutos, escolas, juntas de freguesia, câmaras municipais, bibliotecas e espaços de acesso e outros interessados a juntarem-se a este esforço, passando a assinalar anualmente o mês de Outubro, como o Mês Nacional de Sensibilização Para a Ciber Segurança. Os interessados poderão fazê-lo visitando uma secção especificamente criada para o efeito no site do Projecto MiudosSegurosNa.Net. Fico à espera da sua adesão. Entretanto, poderá ir acompanhando as dicas diárias que serão publicadas no âmbito desta iniciativa no Blogue Oficial do Projecto MiudosSegurosNa.Net.



Artigos Anteriores:
> "Quanto Tempo, É Muito Tempo?"
> Bullying e Cyberbullying: As Diferenças
> A Tecnologia, Por Si Só, Não é Solução
> Onde Denunciar Conteúdos Ilegais na Internet
> Software de Segurança Para Crianças

Rotulado com ICRA - Internet Content Rationg Association
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2007, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.