Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

ARTIGOS DE OPINIÃO - 2007 - JULHO
"E Quando Não Estou em Casa?"
Por Tito de Morais

No artigo "Os Média e a Segurança de Crianças e Jovens na Internet" apontei-lhe algumas soluções parentais que podem contribuir para a segurança de crianças e jovens na Internet. Mas terminei o artigo com uma pergunta para a qual prometi uma resposta. Hoje, tento fornecer essa resposta.

Há dias, na sequência do comunicado de imprensa que enviei aos órgãos de comunicação social portugueses, em conversa com um jornalista, este perguntava-me, colocando-se na situação de muitos pais: "O.K., ponho o computador na sala e estabeleço regras para a utilização. Mas e agora que os miúdos estão de férias e eu não estou em casa, de que me adianta?!" Este artigo desenvolve de uma forma mais sistemática, a resposta que na altura lhe forneci.

Ser Utilizador
No final do verão passado, o meu filho mais novo solicitou-me no sentido de criar uma conta para poder começar a usar o MSN Messenger. Depois de uma conversa sobre o tema, criámos a conta para que pudesse começar a usar o Messenger. Mas dado que não eu era um utilizador deste programa - sou mais utilizador do Skype - abri também uma conta para mim. E o facto de sermos ambos utilizadores do Messenger, passou a permitir-me - apesar de na altura trabalhar fora de casa - manter-me em contacto com o meu filho quando este estava em casa ao computador e eu ocupado no trabalho, também ao computador. Esta é uma sugestão, que como todas as outras, só por si, não resolverá o problema que está na origem do artigo "Os Média e a Segurança de Crianças e Jovens na Internet", mas que pode fazer parte do elenco de soluções a adoptar.

Soluções Tecnológicas
Neste artigo irei focar-me nas soluções tecnológicas. Isto porque no blogue MiudosSegurosNa.Net tenho referido algumas oportunidades para desenvolver abordagens educacionais e referi também algumas lacunas a nível legal. Antes de me debruçar mais em pormenor nas soluções tecnológicas, gostava de deixar claro que este tipo de soluções podem ser válidas independentemente de estar ao não presente em casa quando os seus miúdos usam ou não o computador.

Contas/Perfis de Utilizador
Desde o Windows 95 que o sistema operativo da Microsoft permite criar perfis/contas de utilizador. Esta funcionalidade tem vindo a ser aperfeiçoada ao longo do tempo, facilitando a partilha de um computador, diferenciando e facilitando a identificação de quem fez o quê num dado computador. O artigo "Criar e configurar contas de utilizador no Windows XP" explica-lhe passo-a-passo como o pode fazer. Se, por outro lado, já é utilizador do Windows Vista, este oferece maiores possibilidades de controlo das contas de utilizador do que o Windows XP, tal como este já tinha relativamente ao Windows 98, e este relativamente ao Windows 95. Mas se já é utilizador do Windows Vista, a partir da página "Contas de utilizador: perguntas mais frequentes" ficará a saber o essencial sobre esta funcionalidade no Windows Vista.

Gestão e Controlo do Acesso
Mas não precisa de ser utilizador do Windows Vista para ter acesso às funcionalidades acrescidas que este oferece ao nível da gestão dos utilizadores e do controlo do acesso. De facto, para todos aqueles que apenas dispõem do Windows XP, a Microsoft disponibiliza gratuitamente um outro programa que oferece funcionalidades muito interessantes ao nível da gestão dos utilizadores e do controlo do acesso. Algumas das quais disponíveis no Vista, mas muitas outras que tornam este produto interessante não só para utilizadores domésticos, mas também para salas de aula, cibercafés e bibliotecas. Trata-se do Windows SteadyState. Uma alternativa igualmente gratuita a este programa da Microsoft é o WinPolicy Free, da brasileira JustSoft. Enquanto a versão gratuita se destina a posto de trabalho individuais, a versão comercial deste programa, o WinPolicy Enterprise, destina-se a redes de computadores e oferece um ano de suporte técnico especializado. Todos aqueles que ainda assim procuram uma solução alternativa, não só para Windows, mas também para Mac e para Linux, poderão dar uma vista de olhos ao DeepFreeze da Faronics. Entre muitas outras funcionalidades, para além da gestão dos utilizadores e dos seus diferentes perfis, estes programas permitem-lhe criar diversos tipos de restrições, seja ao nível do acesso a funcionalidades específicas do Windows, da rede, de programas. Isto para além de permitir criar calendários e horários de utilização em função de cada utilizador. Esta última funcionalidade leva-me a outro tipo de programas.

Controlo do Tempo de Utilização
Ao nível da criação de calendários e horários de utilizador em função de cada utilizador, recomendo ainda a leitura do artigo "Internet em Demasia? Eis o Que Fazer..." (Parte I e Parte II), onde refiro alguns tipos de programas que oferecem este tipo de funcionalidade que também está incluída no Windows Vista. Aos programas referidos nesse artigo, vale a pena acrescentar um outro que merece uma vista de olhos: o EnuffPC da Akrontech.

Se os programas de gestão e controlo do acesso lhe permitem definir horários de utilização e definir que programas e funcionalidades um dado utilizador de um dado computador pode ter acesso, existem ainda outras soluções tecnológicas relevantes para o tipo de problemas levantados pela pergunta explicita no título deste artigo e algumas considerações que devem ser levadas em linha de conta na adopção deste tipo de soluções. Assim, para a semana, voltarei ao assunto.



Artigos Anteriores:
> Os Média e a Segurança de Crianças e Jovens na Internet
> Imagens do Abuso Sexual de Crianças e Jovens
> Bombas & Explosivos na Internet
> A Pornografia Infantil e a Legislação Portuguesa
> Telemóveis, Escolas & Cyberbullying

Rotulado com ICRA - Internet Content Rationg Association
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2007, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.