Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

ARTIGOS DE OPINIÃO - 2006 - MARÇO
Blogs, Photoblogs, Comunidades & Segurança
Por Tito de Morais

Nas acções de sensibilização sobre a segurança online de crianças e jovens em que vou participando um pouco por todo o país, a utilização de blogs, photoblogs e comunidades virtuais, por parte de adolescentes, tem surgido de uma forma crescente como uma preocupação para pais e educadores.

Nos meus tempos de adolescente era comum - sobretudo as raparigas - terem um diário. Nesses pequenos caderninhos, geralmente protegidos de olhares e leituras mais indiscretas por pequenos cadeados, as adolescentes anotavam os seus pensamentos mais íntimos. Nessas páginas era feitos todo o tipo de confidências. Mas tudo isso era apenas para os olhos de algumas pessoas de confiança cujo acesso a essas páginas era franqueado. Os tempos mudaram e hoje um número crescente de adolescentes usa blogs como se dos seus diários se tratassem.

Um Blog Não é Um Diário
Muitos jovens adolescentes fiam-se no anonimato que a Internet lhes proporciona. A pretexto da pretensa defesa fornecida pelo anonimato proporcionado pela Internet, um número crescente de jovens usa os blogs para aí escreverem os seus pensamentos mais íntimos. Ao fazerem-no "esquecem-se" que a Internet é uma rede pública. Ao fazerem-no ignoram nem só amigos e conhecidos bem intencionados têm acesso à informação que disponibilizam publicamente. É por isso importante que pais e professores discutam com os filhos e os alunos as implicações que podem resultar da revelação pública de informação pessoal e até íntima.

Os Comentários de Terceiros
Há tempos discuti o assunto com o meu filho adolescente. Durante a conversa, o meu filho revelou-me os cuidados que tinha ao usar blogs e photoblogs. Os adolescentes têm a tendência para pensar que certas coisas só acontecem aos outros. O meu filho não é excepção. No entanto, uma coisa captou-lhe a atenção. Foi quando lhe referi que, mais do que aquilo que ele pudesses escrever, o que me preocupava verdadeiramente era a dificuldade de controlar o que os comentários bem intencionados de amigos e conhecidos poderiam revelar.

Links
Outra forma através da qual muitas vezes os jovens revelam dados que os permite localizar são as ligações para outros sites que os blogs geralmente potenciam. Não é preciso dizer-se em que escola se anda. Uma ligação para o site da escola é suficiente para localizar e associar um jovem a um dado local. E o mesmo pode acontecer com ligações para outros sites de locais que habitualmente os jovens frequentem ou visitem.

E os Seus Filhos e Alunos?
E os seus filhos ou alunos, usam blogs, photoblogs e comunidades virtuais? No caso de adolescentes, acredite que se ainda não o fazem, é uma questão de tempo. Talvez por isso seja uma boa ideia adoptar uma postura preventiva e ter uma conversa com eles sobre o assunto. Talvez seja uma boa ideia visitar mesmo alguns desses serviços e alertar para o facto dos perfis que geralmente são necessários preencher para aceder a esse tipo de serviços não devem conter dados pessoais que possam ser usados por terceiros mal intencionados. No caso de professores, descobrir se tem alunos da sua escola a usar este tipo de serviços é relativamente fácil. Faça uma pesquisa pelo nome da escola ou localidade onde esta se insere. Os resultados poderão ser uma surpresa. Poderá aperceber-se que tem mais alunos do que pensava a usar este tipo de serviços.

Partilha de Fotografias
Alguns professores poderão mesmo descobrir que sem o saberem fazem parte dos blogs e photoblogs de alguns dos seus alunos. Muitos adolescentes partilham fotografias verdadeiramente íntimas em alguns desses blogs. Alguns mostram mesmo fotografias tiradas durante as aulas com recursos a câmaras digitais e de telemóveis. Muitos jovens não têm a mínima noção do que é o direito à imagem, publicando não só fotos suas como de colegas e até de professores. Estas últimas por vezes acompanhadas de comentários pouco lisonjeiros. Algumas dessas fotografias revelam também pormenores relativamente aos locais onde foram tirados, facilitando assim a tarefa de associar um utilizador a um dado local.

Outras Precauções
Alguns deste tipos de serviços permitem a publicação de conteúdos de forma privada, cujo acesso só pode ser feito mediante a atribuição de nomes de utilizador e palavras-chave. Alguns destes serviços permitem ainda que os comentários só possam ser colocados por pessoas autorizadas pelos autores dos blogs. Outros ainda permitem impedir que um blog seja listado no respectivo directório do serviço, mantendo-o assim mais confidencial.

A terminar, recomendo-lhe uma visita ao site de segurança da Microsoft Portugal que, na secção "segurança em casa" lhe disponibiliza alguns concelhos sobre este tema. E se domina o inglês, não deixe de visitar o principal site de referência neste domínio: www.blogsafety.com.

Logotipo do Bits & Bytes
in Bits & Bytes Nº ???,
Suplemento de informática, jogos e multimédia
do 24 Horas e Jornal de Notícias,
17 de Março de 2006



Artigos Anteriores:
> Promover a Segurança, Mas Responsavelmente
> BotNets, Uma Ameaça Crescente
> "Blogatona" Por Uma Internet Mais Segura
> "Estão Mexendo no Meu Bolso!"
> Aprender a Segurança na Net, Fazendo-a

Rotulado com ICRA - Internet Content Rationg Association
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2006, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.