Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

ARTIGOS DE OPINIÃO - 2006 - JANEIRO
Aprender a Segurança na Net, Fazendo-a
Por Tito de Morais

Existe uma frase com origem nos índios americanos que eu muito aprecio: "Eu vejo, e eu esqueço. Eu ouço, e eu lembro-me. Eu faço e eu compreendo". Esta pequena frase da sabedoria popular resume bem que a nossa mente não se esquece daquilo que é criado pelas nossas mãos.

Há tempos recebi um email de um professor de Formação Cívica, Director de Turma de um 6º ano. Na aula os alunos haviam levantado a questão da segurança ou perigos na utilização de serviços de Mensagens Instantâneas. O professor sugeriu então que os alunos fizessem um levantamento sobre os perigos da utilização desse tipo de serviços e que, se eles fossem pais de jovens da idade deles, o que fariam para evitar que os seus filhos corressem riscos. Abordagem genial que se enquadra perfeitamente no espírito da frase com que iniciei este artigo.

Eis a Oportunidade
Neste contexto, assume particular importância o lançamento recente, pela Microsoft Portugal, de um Concurso Nacional de Criação de Páginas Web destinado a estudantes dos diversos graus do ensino básico e secundário, de escolas públicas ou privadas do sistema de ensino português. Sob o nome Webmaster 2006, este concurso tem como objectivos estimular o espírito criativo e empreendedor dos estudantes portugueses através da construção de sites e reconhecer o mérito das boas práticas dos professores e das escolas mais inovadoras.

Temas a Concurso
Os trabalhos submetidos a concurso deverão enquadrar-se numa das quatro categorias ou áreas temáticas a concurso (Hobbies e Tempos Livres; Grandes Causas; Segurança na NET; Jornal da Turma). Devendo ser produzidos com recurso a programas da Microsoft tais como o MS Office e o MS FrontPage, são aceites a concurso trabalhos nos formatos HTML, XML, ASP e .net.

Individualmente ou em Grupo
Apesar de poderem concorrer individualmente ou em grupo - neste caso em equipas até um máximo de 4 elementos - os estudantes deverão todavia solicitar o acompanhamento do projecto por um professor da sua escola que os acompanhará ao longo do projecto, orientando-lhes o trabalho. As inscrições deverão ser feitas até 30 de Março de 2006, a partir de um site especificamente criado para o concurso.

Júri e Votações
A Microsoft convidará ainda um júri constituído por professores, profissionais da empresa e da comunicação social, que apreciarão e classificarão os trabalhos segundo critérios de qualidade ao nível dos conteúdos, grafismo, originalidade, interactividade e qualidade técnica. Os trabalhos a concurso serão também sujeitos a uma votação pública que se iniciará a 14 de Março no site acima referido, sendo que o trabalho mais votado receberá um prémio especial.

Prémios
Para premiar os melhores trabalhos a Microsoft Portugal definiu uma série de prémios que incluem certificados de Aluno Inovador, consolas XBOX 360º, licenças Student 2006, MS Office Professional, Halo para PC e conjuntos Wireless Desktop. O Júri poderá ainda atribuir Menções Honrosas por cada categoria temática. Os professores orientadores dos trabalhos premiados receberão também uma licença do Encarta Premium e a escola que apresentar maior número de trabalhos a concurso receberá dez licenças deste mesmo software. A divulgação dos finalistas será feita a 10 de Abril e a cerimónia de entrega de prémio terá lugar em data e local a anunciar oportunamente.

Mais Informações
Como já referi acima, a Microsoft Portugal desenvolveu um site específico para este concurso. A partir desse site, estudantes e professores podem não só obter mais informações, consultar o regulamento do concurso, fazer inscrições/registos, submeter/enviar trabalhos a concurso e obter ajuda (caso tenham alguma dúvida em relação ao concurso ou alguma questão mais técnica que queiram ver esclarecida). Para tudo isto deverão visitar o site oficial do concurso. Para promover o concurso no website da sua escola, a Microsoft Portugal disponibiliza ainda este banner.

Incluindo a categoria "Segurança na Net", este concurso é uma excelente oportunidade para as escolas portuguesas promoverem a segurança online dos seus estudantes, seguindo o princípio da frase e o espírito da abordagem do professor que referi no início deste este artigo. Agora, está nas vossas mãos serem Professores Inovadores.



Artigos Anteriores:
> As TIC Nas Escolas
> Identificação e Registo de Utilizadores
> A Internet dos Mais Novos...
> Crianças, Telemóveis e Segurança
> "Socorro, Alguém Me Traduz Isto?!"

Rotulado com ICRA - Internet Content Rationg Association
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2006, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.