Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

ARTIGOS DE OPINIÃO - 2005 - DEZEMBRO
A Internet dos Mais Novos...
Por Tito de Morais

Para pais, encarregados de educação, educadores e professores de língua portuguesa, recomendar um site por dia a uma criança é um verdadeiro desafio. É que, quando comparada com outros idiomas, a Internet dos mais novos, em língua portuguesa, é quase inexistente. Mas vem aí ajuda...

Sempre que falo com pais, encarregados de educação, educadores e professores, costumo referir um dito em inglês ("An apple a day keeps the doctor away"). Traduzido à letra para português, isto dá qualquer coisa como "uma maçã por dia mantém o médico à distância". Ao nível da segurança online de crianças e jovens, esta frase bem poderia ser "A site a day keeps troubles away", que é como quem diz, "um site por dia mantém os problemas à distância".

Uma Forma de Nos Envolvermos
De facto, acredito que se direccionarmos os nossos miúdos para aquilo que de bom as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm para oferecer, estaremos a contribuir para que eles evitem alguns "atalhos" menos recomendáveis, arriscados até. Assim, tal como procuramos orientar as preferências dos nossos miúdos e estimular os seus interesses através da oferta de livros, discos, jogos, etc., acho que podemos e devemos fazer o mesmo com websites. Desta forma, não só estaremos a direccioná-los para conteúdos que correspondem à sua idade e/ou maturidade - ajudando-os a saberem escolher as suas "companhias" - como estaremos também a estimular os seus interesses e curiosidades mais sadias. Por outro lado, estaremos também a envolver-nos directamente na utilização que fazem das tecnologias em geral e da Internet em particular, o que no meu ponto de vista é crucial para uma utilização ética, responsável e segura das TIC por crianças e jovens. Por tudo isto, costumo recomendar que pais, encarregados de educação, educadores e professores que recomendem sites aos seus miúdos de uma forma regular. No entanto, esta é uma prática mais fácil de enunciar do que cumprir. De facto, um dos emails recorrentes que recebo de pais e encarregados de educação prende-se com a dificuldade com que estes se defrontam em encontrar sites em língua portuguesa que possam recomendar aos seus filhos. Sobretudo os mais pequenos.

Projecto W3 Dos + Novos
É neste âmbito que surge uma iniciativa recente de diversas associações de professores, reunidas numa entidade denominada Secretariado Inter-Associações de Professores (SIAP) e que integra associações de professores de Electrotecnia e Electrónica, Educação Intercultural, Educação Visual e Tecnológica, Geografia, História, Matemática, Português, Alemão, Francês, Ciências Económico-Sociais e Educação Física. De acordo com um comunicado do SIAP, "em francês e inglês, há já numerosas páginas para crianças criadas tanto por entidades educativas como por entidades que não têm vocação pedagógica (organismos governamentais, parlamentos, empresas públicas e privadas, v.g. companhias de transportes, etc.). O crescente atraso português neste domínio só poderá ser travado e recuperado mediante uma acção concertada e voluntariosa". Ciente de que "para educar uma criança é necessária uma aldeia inteira", surge assim o Projecto W3 Dos + Novos, formalizando um convite às instituições oficiais e da sociedade civil a usarem a Internet para divulgar o conhecimento. Através deste projecto, o SIAP convida "as instituições com presença na Internet a publicarem uma página "dos + novos" que, numa linguagem rigorosa, mas simples e aliciante, ponha ao alcance de alunos até aos 12 anos alguns dos conteúdos específicos de cada instituição. Contando já com uma página própria na Internet para apoio ao projecto (http://siap.no.sapo.pt/w3dosmaisnovos) e disponibilizando um logotipo que poderá ser utilizador pelas entidades aderentes, o SIAP espera "com este projecto colocar na Internet, ao dispor dos alunos de língua portuguesa, conteúdos com qualidade e conhecidos entre os alunos. Com qualidade porque criados pelas entidades que sobre eles são competentes; conhecidos entre os alunos porque utilizados nas suas aulas pelos professores de onze associações."

Correspondendo ao desafio que me foi lançado pelo seu mentor, resolvi aderir a este projecto desenvolvendo uma página específica para crianças no site MiudosSegurosNa.Net. Esta página será disponibilizada ainda durante o ano de 2005. Entretanto, faço votos para que instituições oficiais e da sociedade civil, organismos governamentais, parlamentos, entidades públicas e privadas adiram também a este projecto ao longo de 2006, contribuindo assim de uma forma decisiva para fazer da Internet um dos recursos educativos mais importantes para as crianças e para os jovens de língua portuguesa.



Artigos Anteriores:
> Crianças, Telemóveis e Segurança
> "Socorro, Alguém Me Traduz Isto?!"
> Outra Vez o Anonimato na Internet
> O "Papão" da Segurança na Internet
> Anonimato na Internet

Rotulado com ICRA - Internet Content Rationg Association
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2005, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.