Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

ARTIGOS DE OPINIÃO - 2005 - SETEMBRO
Dia do Software Livre
Por Tito de Morais

Os custos do software são um obstáculo de monta à segurança online de famílias, escolas e comunidades em geral, e de crianças e jovens em particular. Daí a relevância que assume a comemoração, no próximo dia 10 de Setembro de 2005, do Dia do Software Livre, que se celebra pela segunda vez.

Perceber que o custo do software é um obstáculo de monta à segurança é fácil de constatar. Senão vejamos. Aos custos do hardware - computador, monitor, impressora, scanner, etc - e do software básico - sistema operativo, processador de texto, folha de cálculo, etc. - temos de acrescentar os custos do software de segurança - Firewall, Anti-Vírus, Anti-Spyware, Anti-Spam, Anti-PopUp, Anti-Phishing, etc. - para já não falar de software de controlo parental, filtragem, monitorização, etc.. Some-se tudo isto e facilmente se percebe como o custo do software é um obstáculo de monta à segurança informática em geral, e à segurança Internet em particular. Daí que também seja fácil perceber porque muitos utilizadores recorrem à pirataria como forma de ultrapassar este obstáculo. Sem necessidade, colocam-se do lado errado da lei, correndo assim outro tipo de riscos. Sem necessidade, porque existe por aí muito e bom software gratuito (freeware), livre ou de código aberto. Nesta perspectiva, este tipo de software pode mesmo ser o melhor antídoto contra a pirataria de software. O problema é que muitos utilizadores, arrisco mesmo a maioria, não o conhece. Daí, entre muitos outros aspectos, a importância de um evento como o Dia Internacional do Software Livre.

Dia Internacional do Software Livre
O Dia Internacional do Software Livre é uma celebração mundial do Software Livre e de Código Aberto (FOSS - Free & Open Source Software) que visa aumentar o nível de sensibilização do público para os benefícios da utilização do Software Livre na educação, no governo, em casa e nos negócios. A Software Freedom International fornece orientação e apoio na organização desta celebração, mas equipas de voluntários de todo o mundo organizam os seus próprios eventos nas suas comunidades. De acordo com o site promotor da ideia, em 2004 mais de 70 equipas associaram-se a esta celebração, organizando uma vasta gama de eventos em escolas, universidades e locais públicos.

10 de Setembro de 2005
Este ano, os promotores esperam que o movimento cresça e comece a ter um impacto sério na opinião pública. Para isso convidam o público a participar através da formação de equipas e planeamento de eventos locais. Para isso fornecem apoio logístico, incluindo o website e CD's com software livre e de código aberto. Até ao dia 2 de Agosto, 85 equipas haviam-se já registado para receber material patrocinado pela organização. A este número acrescem outras tantas que se registaram, mas que não solicitaram materiais. Em Portugal existem apenas três equipas. Uma em Aveiro, outra em Lisboa e uma outra no Porto/Gaia. O Brasil é o único outro país de língua portuguesa que também regista equipas. Um total de seis equipas distribuídas por Salvador, São Paulo, Lavra (Minas Gerais), Rio de Janeiro, Manaus e Foz do Iguaçu.

Celebrar Com Criatividade
Infelizmente, são poucas as equipas de língua portuguesa registadas. E as equipas de Portugal registadas revelam pouca criatividade no tipo de eventos anunciados, ficando-se pela organização de almoços ou jantares. Estes, se podem ser excelentes ao nível do convívio, pouco podem fazer ao nível da divulgação do software livre. Talvez por isso mesmo, no sentido de incentivar a criação de equipas e de estimular a criatividade dos eventos, o site oficial disponibiliza um guia de iniciação, incluindo sugestões sobre celebrar a data, orientações e informação diversa para uma celebração positiva.

Hoje olho para trás e penso que se o software de email e de navegação na Internet não fosse gratuito, duvido que o acesso à Internet se tivesse popularizado da forma como aconteceu. Olhando para o futuro penso que se hoje em dia o fosso digital (Digital Divide) já é grande, sem software gratuito será muito maior. Esperemos então que se este ano tal já não for possível, que para o ano haja mais equipas de língua portuguesa registadas e que estas se revelem mais activas e criativas na promoção do software livre. Acredito que só assim poderá acontecer com o software livre o que aconteceu com a Internet. E os benefícios serão enormes, já que acredito que ao software de segurança Internet gratuito corresponderão maiores níveis de segurança dos utilizadores.

Logotipo do Bits & Bytes
in Bits & Bytes Nº 98,
Suplemento de informática, jogos e multimédia
do 24 Horas e Jornal de Notícias,
02 de Setembro de 2005



Artigos Anteriores:
> A Segurança Internet e o Regresso às Aulas
> Conteúdos Nocivos na Internet
> Endereços Enganadores e Como as Crianças os Podem Evitar
> Registo Anti-Spam Para Crianças
> E Portugal Continua Sem Uma Hotline...

Rotulado com ICRA - Internet Content Rationg Association
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2005, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.