Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

ARTIGOS DE OPINIÃO - 2005 - AGOSTO
Endereços Enganadores e Como as Crianças os Podem Evitar
Por Tito de Morais

O erro mais pequeno na introdução do endereço de um site - por mais insuspeito que pareça - pode levar uma criança para sítios nada recomendáveis na Internet. Se esses erros podem acontecer com crianças, jovens e até adultos, o certo é que as crianças são mais vulneráveis a este tipo de situações.

Se alguém lhe disser que foi a Paris, concerteza imaginará que essa pessoa esteve em França. No entanto, bem poderia ter estado em Paris, Texas. O mesmo pode acontecer se estivermos a falar de Cuba. Cuba no Caribe, ou Cuba no Alentejo? O meu filho mais pequeno de 8 anos descobriu que na Internet pode acontecer mais ou menos o mesmo. Podemos querer ir a Paris - a capital da cultura - e acabar numa outra Paris qualquer, capital do lixo.

Uma Visita ao Site do Benfica
O meu filho mais novo, de 8 anos, é adepto do Benfica. Equilibra com o do meio que é do Sporting e com o irmão mais velho que é do Porto. Ontem, pediu-me se o podia levar a assistir aos treinos do seu SLB, que por vezes treina aqui perto de casa. A ideia é a de conseguir uns autógrafos dos seus jogadores predilectos antes de regressarmos ao Porto, cidade para onde nos iremos mudar a breve trecho. Para saber se o Benfica iria treinar nas redondezas nos dias mais próximos, com o miúdo ao meu lado fui ao site do Benfica tentar obter essa informação. Sem sucesso. Obtive todavia um número de telefone e ficou a promessa de que no dia seguinte faria o telefonema para me informar. Dito isto, afastámo-nos e cada um foi tratar dos seus assuntos "mais prementes".

"O Teu Computador Está Igual ao Nosso!"
Passado um bocado, chamou-me. "Pai, o teu computador também já está igual ao nosso!". "Estar igual ao nosso" é sinónimo de um problema com o qual me tenho debatido, ainda sem sucesso, no computador habitualmente utilizado pelos meus filhos. Quando se lança o Internet Explorer, abrem-se sempre, não uma, mas duas janelas, uma das quais de cariz pornográfico. Por esta razão, expliquei ao meu filho mais novo que não queria que ele usasse esse computador até o problema estar resolvido. Que estas coisas aconteçam num computador cuja utilização é partilhada por várias pessoas, tornou-se já quase como que um facto mais ou menos incontornável. Mas que isso aconteça no "meu computador", cujo acesso raramente é partilhado, surpreendeu-me. Resolvi investigar...

Perceber o Que Aconteceu
A página em questão já tinha sido fechada. Fui verificar o Histórico, para ver as páginas visitadas nesse dia. Três endereços saltaram-me à atenção. Um, supostamente do F.C. do Porto. Outro relativo a um site de parqueamento/redireccionamento de domínios. O terceiro era um site para adultos. Abri este último endereço, chamei o meu filho e perguntei-lhe: "Foi esta página que te apareceu?". Perante a confirmação, perguntei-lhe também: "Olha, tentaste ir ao site do F.C. do Porto?". Perante a confirmação, mostrei-lhe a suposta página do F.C. Porto e perguntei-lhe: "E foi esta página que te apareceu?". A página em questão não pertencia ao F.C. Porto, apesar do endereço ser parecido. Perante a confirmação, expliquei-lhe o que se passara.

Explicar o Que Aconteceu
O rapaz enganara-se no endereço. O endereço que introduzira era muito parecido com o do site do F.C. Porto, mas com uma diferença fatal. Essa diferença havia-o levado para o site de parqueamento/redireccionamento de domínios que por sua vez o encaminhou para o site de adultos. Expliquei-lhe então porque não queria que ele introduzisse endereços. "É que basta um engano e isto pode acontecer. Se quiseres visitar um site, visita aqueles que estão na tua pasta dos Favoritos...". "E se o site que eu quiser visitar não estiver nos Favoritos, chamo-te!", concluiu ele. "Exactamente!", concordei.

Soluções Para o Problema
Esta é uma solução simples, muito pouco tecnológica e fácil de implementar para evitar o tipo de situações relatadas. Outra coisa importante, é explicar aos seus filhos ou educandos que, sempre que se confrontem na Internet com algo que os incomode ou perturbe devem avisá-lo. Sobre este assunto recomendo ainda a leitura de outros artigos anteriores:

Mas há outras coisas que também se podem e se devem fazer. Eu, por exemplo, não posso deixar de ter alguns sentimentos de culpa por ter descurado um pouco o computador dos miúdos. Por uma razão ou por outra, o bloqueador de janelas deixou de estar activado por defeito. Um dos softwares que utilizo para evitar o spyware foi desinstalado e o outro também já não está activado por defeito. Bom, e por hoje é tudo. Tenho de ir tratar de me redimir dos meus erros. Não sem antes referir que a situação reportada também facilmente poderia ter acontecido ao tentar-se visitar o site do Benfica ou do Sporting. Talvez os clubes portugueses tenham de fazer um esforço maior para defender as suas marcas.



Artigos Anteriores:
> Registo Anti-Spam Para Crianças
> E Portugal Continua Sem Uma Hotline...
> A Semana do Computador Desligado
> Três Riscos de Segurança na Partilha de Computadores
> Segurança Rodoviária & Segurança Internet

Rotulado com ICRA - Internet Content Rationg Association
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2005, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.