Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

ARTIGOS DE OPINIÃO - 2005 - JULHO
Imagem do cartaz que tem servido para promover a Semana do Computador DesligadoA Semana do Computador Desligado
Por Tito de Morais

Dentro de poucas semanas, famílias de todo o mundo participarão na Semana do Computador Desligado (PC-Turnoff Week). Programado para ter lugar de 1 a 7 de Agosto de 2005, os organizadores esperam encorajar os pais a manter o computador da família desligado e a considerarem alternativas mais saudáveis.

Este evento é promovido pela PC-Turnoff Organization, uma organização fundada por pais que se começaram a preocupar com a utilização excessiva do computador pelos seus filhos. De acordo com o comunicado de imprensa distribuído pelos organizadores, hoje as crianças passam menos tempo a ler, a brincar ao ar livre com a família e amigos. Os computadores são uma ferramenta extraordinária para a aprendizagem, ajudando na pesquisa de informação e na comunicação. Todavia, a utilização excessiva do computador leva ao isolamento social, notas escolares mais baixas, obesidade e pode ter um impacto negativo no desenvolvimento cognitivo da criança.

PC-Turnoff Organization
O evento assume-se assim como um esforço internacional para aumentar a sensibilização relativamente aos efeitos negativos da utilização excessiva dos computadores pelas crianças, facto que contribui para problemas associados à obesidade, isolamento social, cyberbullying, défice de atenção, entre outros, que podem influenciar negativamente a aprendizagem, educação e comportamentos.

Uma Semana Sem Computador
Pensado para ter lugar anualmente durante uma semana de verão, a organização espera conseguir aumentar a sensibilização da opinião pública para os riscos da utilização excessiva do computador em casa. Para isso, sugere que as famílias desliguem os seus computadores domésticos durante uma semana e que, em vez de usarem o computador, usem esse tempo em actividades saudáveis realizadas em família tais como ler, praticar exercício físico e brincar.

Sensibilizar Para os Riscos da Utilização Excessiva
No site promotor do evento, pais e educadores podem aprender a promover nas crianças hábitos para uma utilização saudável dos computadores. Neste site, os visitantes encontrarão também apontadores para estudos que mostram como os computadores podem afectar negativamente as crianças. Os visitantes poderão ainda trocar ideias, fazer perguntas ou partilhar experiências relativas ao equilíbrio entre as actividades das suas crianças e a utilização do computador, usando para o efeito um fórum de discussão. Para as crianças que respondem "estou chateado" ou "não tenho nada para fazer", pais e educadores encontrarão ainda listas de actividades para manterem as crianças ocupadas. Sendo mais que certo que os pais que pretendam aderir à iniciativa ouçam protestos dos seus filhos, a organização adianta que no fim da semana, as crianças ficarão espantadas ao realizarem como se divertiram.

Não Somos Anti-Computadores
Os fundadores, voluntários e participantes na Semana do Computador Desligado fazem questão de sublinhar que não são anti-computadores. Na realidade, muitos deles ganham a vida a trabalhar com computadores e têm computadores em casa que são usados pelos seus filhos. No entanto, como afirmam no site, aperceberam-se que muitos miúdos estão a usar os computadores (para já não falar na televisão, consolas de jogos e outras tecnologias), por espaços de tempo demasiado longos e de forma a poderem criar problemas relativamente ao seu bem-estar.

Pela Utilização Saudável
Se todos apoiam a utilização saudável dos computadores, alguns deles levaram esse empenho desenvolvendo um produto de software que permite a criação de limites de tempo à sua utilização. E foi exactamente no processo de desenvolvimento desse produto que se aperceberam que os problemas associados à utilização excessiva ou à má utilização do computador eram uma preocupação de muitos. Assim, no sentido de partilharem essa informação com outros pais e no sentido de encorajar mais pessoas a certificarem-se que as suas crianças são orientadas no sentido de equilibrarem as suas actividades de uma forma saudável, nasceu a ideia desta iniciativa que se celebra este ano pela primeira vez.

De 1 a 7 de Agosto
Assim, se pretende aderir a esta iniciativa, de 1 a 7 de Agosto, desligue o computador lá de casa (e já agora a televisão e a consola de jogos) e encoraje os seus filhos a brincar ao ar livre, a ler um livro, jogar um jogo de tabuleiro consigo ou outra actividade mais saudável. Se precisar de um auxiliar de imaginação relativamente a actividades que pode desenvolver com os seus filhos, dê uma vista de olhos a esta página:

Logotipo do jornal A Capital
in Info&Net, A Capital, Lisboa, 15 de Julho de 2005



Artigos Anteriores:
> Três Riscos de Segurança na Partilha de Computadores
> Segurança Rodoviária & Segurança Internet
> A Quinta Cimeira Anual da Wired Kids
> Cimeira da Juventude Para a Segurança Online
> Acabam as Aulas, Aumentam os Riscos

Rotulado com ICRA - Internet Content Rationg Association
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2005, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.