Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

ARTIGOS DE OPINIÃO - 2005 - MAIO
Napster - De Vilão a Herói
Por Tito de Morais

A Wired Kids e o The Wired Safety Group, o maior grupo mundial no domínio da segurança online, anunciaram no dia 24 de Maio a atribuição do prémio 2005 Internet Visionary Award ao Napster. Este prémio reconhece o pioneirismo da tecnologia desenvolvida pelo Napster pelo facto de revolucionar a forma como as crianças podem aceder a músicas digitais de uma forma legal.

O Napster, o programa pioneiro cuja criação deu início à indústria de programas e serviços de partilha de ficheiros ponto-a-ponto (P2P - Peer to Peer) e que esteve na origem dos serviços de música digital, foi relançado em Outubro de 2003 como um serviço de música digital legítimo. Este galardão premeia o Napster To Go, o primeiro serviço portátil a nível mundial de subscrição de músicas digitais que permite aos consumidores carregar e recarregar os seus leitores de ficheiros MP3 mediante o pagamento de uma mensalidade fixa.

Napster To Go
De acordo com Parry Aftab, advogada e Directora Executiva da Wired Kids e do The Wired Safety Group, "as nossas crianças estão a infringir a lei todos os dias quando pirateiam músicas online e mesmo os fans mais jovens interessados em encher legalmente os seus leitores de MP3 com as suas músicas favoritas, são confrontados com os custos proibitivos das lojas online que vendem músicas. O Napster resolveu este problema permitindo aos seus assinantes carregar para o seus PCs e leitores portáteis de MP3 tantas músicas quanto desejem a partir de um catálogo com mais de um milhão de músicas. E tudo isto por uma mensalidade baixa."

Ensinar a Respeitar o Copyright
A Wired Safety é uma organização que tem estado bastante envolvida no debate da pirataria. Opondo-se activamente contra a intromissão na privacidade dos utilizadores da Internet, por outro lado tem sempre apoiado os direitos dos autores. Através do seu programa Peers2Peers.Org, a Wired Safety ensina crianças e jovens a respeitar os direitos dos autores - particularmente no domínio do software e do cinema - envolvendo-as no desenvolvimento dos seus próprios anúncios de serviço público.

Portabilidade e Legalidade
Por seu lado, "o Napster acredita que os fans de música de todas as idades devem dispor de uma ferramenta que lhes fornece uma alternativa eficaz em termos de custos para aceder às músicas de que gostam e que lhes permite levaram-nas para onde quer que se desloquem", afirmou Brad Duea, Presidente do Napster. "Estamos empenhados em oferecer aos consumidores o melhor serviço possível no domínio da distribuição musical, criando um ambiente que encoraje a descoberta musical, compensando simultaneamente os artistas e respeitando os detentores dos direitos de autor", acrescentou.

Redução de Custos
Um dos grandes desafios em ensinar as crianças e os jovens a respeitar os direitos de autor da indústria musical num ambiente digital como a Internet, é a enorme capacidade de armazenamento da maioria dos leitores de ficheiros MP3. Mesmo a $.99 por música, são poucos os que se podem dar ao luxo de encher esses dispositivos de uma forma legal. O serviço de subscrição Napster To Go, vem alterar a situação.

Filosofia "All You Can Eat"
Crianças, jovens, pais e avós podem agora seleccionar os dispositivos portáteis com as características que desejam, carregá-los até ao limite da sua capacidade e depois voltar a carregar os seus leitores tantas vezes quantas desejem, por $14.95 mensais. As músicas continuarão a tocar enquanto for mantida a subscrição do serviço e a respectiva sincronização mensal com o dispositivo. Uma vez cancelada a subscrição, as licenças expiram e as músicas deixarão de se ouvir.

Controlos Parentais
Para além das funcionalidades referidas, o Napster fornece aos adultos ajuda na supervisão da utilização que os seus filhos fazem da música. Às crianças e jovens entre os 13 e os 18 anos é exigida uma autorização parental antes de podem subscrever o serviço e aos respectivos pais é oferecida a opção de limitarem o conteúdo a que os menores podem aceder, fornecendo para isso controlos protegidos por password para aceder a músicas com linguagem explícita.

O Internet Visionary Award é atribuído uma vez por ano a uma pessoa ou entidade que, por si só, tenha mudado a Internet para benefício das crianças. O Napster recebeu este galardão por ter dado um importante passo em frente para uma solução para o problema da pirataria. Ao fornecer ás crianças uma alternativa económica à pirataria musical, particularmente devido ao elevado número de programas de spyware, vírus e qualidade pouco fiável de alguns programas de partilha de ficheiros, o Napster ajudará a reduzir a pirataria musical. À medida que procuramos criar crianças e jovens que sejam bons cidadãos, é essencial fornecer-lhes alternativas económicas e inovadoras relativamente aos comportamentos ilegais. De acordo com a Wired Safety, o Napster faz isso e muito mais.

À luz desta notícia, não posso deixar de me recordar de um artigo que aqui escrevi em Setembro de 2003 ("Resolver Pelo Medo em Vez da Inovação"). Este parece-me um passo na direcção certa. Acredito que a indústria cinematográfica seja o senhor que se segue.

Logotipo do jornal A Capital
in Info&Net, A Capital, Lisboa, 27 de Maio de 2005



Artigos Anteriores:
> A Segurança Internet nas Escolas, Uma Tarefa Partilhada
> Segurança em Espaços Públicos de Acesso à Internet
> "Happy Slapping", Mais Que Uma Nova Forma de "Cyberbulling"
> "Os Chats São Más Influências Para os Jovens?"
> Os Cinco Erros Mais Comuns na Segurança Online de Crianças e Jovens e Como os Evitar

Rotulado com ICRA - Internet Content Rationg Association
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2005, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.