Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

ARTIGOS DE OPINIÃO - 2005 - ABRIL
A Importância de Aprender, Partilhando
Por Tito de Morais

Esta semana li um pequeno artigo cuja leitura me alertou para a importância de partilhar experiências. De facto, a partilha mútua de experiências potencia a aprendizagem. Neste artigo partilho convosco a história que me despertou a escrever este artigo, como forma de incentivo para que faça o mesmo.

A NetFamilyNews (http://www.netfamilynews.org) é uma organização que não visa o lucro e que presta um serviço público a pais e educadores em mais de 50 países, publicando desde 1997 uma newsletter semanal sobre tecnologias e segurança online de crianças. Distribuída por email em parceria com a SafeKids.com (http://www.safekids.com) e a Childnet International (http://www.childnet-int.org), baseia-se na premissa que pais informados e envolvidos são essenciais para ensinar as crianças a usar as tecnologias e a Internet de uma forma construtiva.

Cavalos Virtuais
No exemplar da semana passada um pai partilhou com os leitores uma história pessoal passada com a sua filha que, pelas lições importantes que nos transmitem aqui reproduzo. A sua filha de 11 anos é uma apaixonada por cavalos. Como tal, um dos seus sites favoritos é dedicado a este tema, permitindo aos seus utilizadores terem os seus próprios cavalos virtuais, prepará-los para irem a concurso, ganhar prémios, etc. guardando todo o tipo de informação relacionada com este assunto na conta associada ao site. Entre outras funcionalidades, o site disponibiliza um serviço de chat. A filha deste leitor, começou a estabelecer conversas regulares com outro membro do site. Alguém que parecia ser conhecedor do mesmo. Um dia, em conversa com a rapariga, disse-lhe que as contas podiam ser configuradas de forma a tirar-se ainda mais partido das funcionalidades disponibilizadas pelo site. Daí a convencer a rapariga a fornecer-lhe o seu username e password de forma a configurar a conta dela para tirar partido dessas funcionalidades, foi um passo. Em 10 segundos, a rapariga perdeu o controlo da sua conta e deixou de ter acesso à mesma. O "amigo" apoderou-se da sua conta e colocou-a à venda. Mas a história acabou bem. O computador dispunha de software de monitorização, pelo que o pai conseguiu aceder ao registo da conversa e contactou o site para reportar a situação. Os responsáveis do site rapidamente resolveram a situação, fechando a conta do "amigo" virtual e reactivando a conta da rapariga.

Algumas Lições
Esta história simples, sem dramas por aí além, encerra alguma lições que importa sublinhar. A primeira é a de que é mais do que certo que se uma criança se interessa por algum tema ou em assunto em particular, ela encontrará uma série de sites sobre o assunto, a maioria das quais não nos passaria pela cabeça. Se uns podem ser interessantes, educativos, úteis e benéficos, outros poderão não o ser. O segundo alerta deste pai é de quando as crianças desenvolvem um interesse profundo por um determinado sites têm tendência para ficarem menos alerta para a eventualidade de serem manipuladas por outras pessoas que partilham os mesmos interesses ou até pelo próprio site. Foi o que aconteceu neste caso, levando a rapariga a violar uma das regras da casa, neste caso, fornecendo a sua password a terceiros. Ofuscada pelo entusiasmo do potencial de melhorar as funcionalidades da sua conta e o que isso lhe permitiria, a rapariga esqueceu a máxima de que "as passwords são como as escovas de dentes e a roupa interior. Cada um usa a usa, não a partilhando com terceiros". A última conclusão apontada por este pai é que não basta discutir o assunto em família uma vez. É necessário discutir estes assuntos de uma forma regular. Tal é sobretudo verdade quando a actividade das crianças envolve as suas paixões. Aí elas tornam-se "insensíveis", focando toda a sua atenção naquilo que as apaixona. Resumindo, a segurança online não é uma coisa de "tiro e queda", sendo mais algo do tipo "água mole em pedra dura tanto dá até que fura".

Conte-me a Sua Experiência
Pontualmente, como aconteceu há duas semanas com o caso de "phishing", conto-vos aqui algumas das minhas experiências pessoais e algumas passadas com os meus filhos. Alguns leitores têm também feito chegar-me relatos de algumas das suas experiências, sejam estas pessoais, sejam experiências passadas com os seus filhos, que de uma forma também mais ou menos regular tenho aqui partilhado mantendo o anonimato de quem mas relata e omitindo pormenores que de alguma forma poderiam levar à identificação de pessoas e locais. As histórias são um instrumento importantíssimo de aprendizagem. Para além do interesse humano que geralmente encerram, facilitam a nossa identificação com os protagonistas. Ajudam-nos a visualizar as situações e a pensarmos "se eu estivesse nessa situação...". Partilhando as nossas histórias estamos também a alertar outros leitores para situações que eventualmente ainda não conheceriam ou com as quais nunca se confrontaram, ajudando-nos a todos ao nível da prevenção. Por isso, deixo-lhe aqui um apelo. Partilhe comigo as suas histórias, as suas experiências - positivas ou negativas, todas terão concerteza ensinamentos que possamos retirar. Pelo meu lado, aqui fica a minha promessa de me encarregar de a partilhar nestas páginas com outros leitores, mantendo todavia a sua privacidade.

Logotipo do jornal A Capital
in Info&Net, A Capital, Lisboa, 15 de Abril de 2005



Artigos Anteriores:
> Centro de Protecção às Crianças na Internet
> Phishing: A Pesca Aos Seus Dados Pessoais
> Segurança Internet: Tecnologias, Pessoas e Processos
> Como Vamos de Segurança em Portugal
> Internet Segura - Magia e Amizade

Rotulado com ICRA - Internet Content Rationg Association
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2005, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.