Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

ARTIGOS DE OPINIÃO - 2005 - MARÇO
Internet Segura - Magia e Amizade
Por Tito de Morais

Este é o tema de um concurso de histórias dirigido a crianças e jovens de 18 países, incluindo Portugal. Lançado no âmbito do Dia Por Uma Internet Mais Segura, este concurso é organizado pela rede Insafe e patrocinado por Viviane Reding, Comissária Europeia responsável pela Sociedade da Informação.

Este concurso realiza-se simultaneamente em dezoito países - Austrália, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslovénia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Islândia, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Rússia e Suécia.

Qual é o objectivo do concurso?
De acordo com o kit de informação sobre o concurso, um inquérito recente do Eurobarómetro revelou que são poucos os jovens que discutem com os pais e professores os seus encontros online. Como os jovens estão supostamente mais à vontade com a tecnologia do que os mais velhos, o assunto não é simplesmente discutido, acrescenta a informação disponibilizada neste kit. No entanto, a sua inexperiência torna-os vulneráveis no ambiente relativamente desprotegido das tecnologias online e móveis, acrescenta, concluindo que todos temos um papel importante a desempenhar em ajudá-los a lidar com os perigos da vida. Discutir a Internet é o primeiro passo para os protegermos dos seus potenciais riscos e este concurso apresenta-se como uma excelente oportunidade para o fazermos.

Categorias, Regras e Prazos
O concurso divide os concorrentes em dois escalões etários: dos 9 aos 12 anos e dos 13 aos 16 anos de idade. Os trabalhos, num máximo de 2.000 palavras, deverão incluir pelo menos um dos três ciber-ajudantes do Reino da Internet Mais Segura. Para esse efeito, a organização fornece mais informação sobre cada um destes ciber-ajudantes. As histórias deverão ser submetidas em formato digital - diskette, CD-ROM, DVD, site Internet ou por FTP até ao dia 27 de Maio de 2005. Outros dos requisitos do regulamento é que apenas as histórias enviadas por um estabelecimento de ensino serão válidas. Os estabelecimentos de ensino incluem escolas, clubes de jovens, centros de formação e outras organizações certificadas pelas autoridades governamentais nacionais ou locais.

Vencedores
Pessoalmente, acho que vencedores sermos todos nós ao conseguir a participação das crianças e dos jovens portugueses neste concurso. Mas a nível oficial, cada país participante apurará um vencedor nacional que disputará juntamente com os vencedores dos restantes países e uma grande final europeia que terá lugar numa capital europeia a designar em Outubro de 2005. As três histórias vencedoras em cada categoria serão anunciadas em Junho de 2005 e os prémios serão entregues no fim do ano lectivo. Destas serão seleccionadas três histórias vencedoras por um painel internacional de professores e técnicos de segurança na Internet. As melhores histórias recebidas serão publicadas na galeria de histórias da Insafe. Para esse efeito, as histórias vencedoras serão traduzidas para inglês pelo organizador nacional e enviadas para a rede de coordenação da Insafe em Setembro.

Prémios
Por fim, enquanto que as histórias nacionais vencedoras nacionais serão publicadas numa galeria de histórias da Insafe, a história vencedora da grande final será publicada em todo o mundo, na sua língua original e em inglês. Os vencedores e os concorrentes que ficarem em segundo lugar terão ainda a oportunidade de, com deslocação e alojamento pago pela organização, irem à cidade europeia onde será realizada a cerimónia de entrega dos prémios em Outubro de 2005, sendo para isso acompanhados pelos respectivos pais ou professores e terão alojamento pago.

Mais Informações em Portugal
Em Portugal, o concurso é organizado pelo SeguraNet, o nó nacional para a Segurança na Internet de que já aqui falei, em articulação com a rede europeia liderada pela European Schoolnet - INSAFE. Poderá obter mais informações sobre esta iniciativa, nomeadamente o manual de apoio para pais e professores, o regulamento e ficha de inscrição no mesmo em http://tinyurl.com/3k9du.

Esta é uma excelente oportunidade de discutir com os seus filhos, educandos ou alunos as questões da segurança na Internet e de desempenhar o seu papel como pai, professor ou educador, ajudando-os a lidar com os perigos a que podem estar exposto online. Não deixe de o fazer.

Logotipo do jornal A Capital
in Info&Net, A Capital, Lisboa, 11 de Março de 2005



Artigos Anteriores:
> A Internet dos Zero aos Seis Anos
> Segurança Online e Espaços Internet
> O Dia dos Namorados & a Segurança Online
> SeguraNet, Nó Nacional Para a Segurança na Internet
> 8 de Fevereiro: Dia Por Uma Internet Mais Segura

Rotulado com ICRA - Internet Content Rationg Association
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2005, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.