Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

ARTIGOS DE OPINIÃO - 2005 - FEVEREIRO
8 de Fevereiro: Dia Por Uma Internet Mais Segura
Por Tito de Morais

À semelhança do que aconteceu o ano passado, o Dia Por Uma Internet Mais Segura será celebrado no dia 8 de Fevereiro de 2005 por mais de 50 organizações em 27 países. Celebrado da Austrália à Islândia, passando pela Rússia e Singapura, este ano as celebrações também serão assinaladas em Portugal.

Como diz o site da União Europeia, não há dúvida que a Internet é uma grande ferramenta de ensino e que as crianças e os jovens a adoram! De facto, todas as crianças e todos os jovens deveriam ter direito a aceder livremente à Internet para conversar, aprender e brincar. Mas para isso é importante tornar a Internet segura para as crianças e protegê-las dos riscos de serem exploradas ou enganadas por adultos e até por elas próprias. A este nível, os projectos Safer Internet promovidos pelo Safer Internet Action Plan da União Europeia têm tido um papel preponderante, tendo mesmo conseguido alguns feitos assinaláveis. Por exemplo, foi graças a uma denúncia da INHOPE, uma associação europeia de hotlines, que em Outubro de 2003 se conseguiu desmantelar uma rede mundial de pornografia infantil. Para além disso, estes projectos têm dado fortes contributos ao nível da sensibilização dos europeus para as questões da segurança online dos mais novos e tem promovido comparações entre os diversos serviços de filtragem disponíveis e proposto novos modelos auto-regulatórios para conteúdos móveis. De facto, a União Europeia tem-se esforçado por sublinhar a importância da sensibilização dos pais para as questões da segurança Internet, mostrando através de diversos inquéritos por si financiados, que os pais subestimam seriamente o facto dos seus filhos estarem diariamente expostos a conteúdos prejudiciais e a situações perigosas online.

Na Europa
O Dia Por Uma Internet Mais Segura representa o esforço de uma comunidade global de parceiros que visam aumentar a sensibilização para promover uma Internet mais segura para todos os seus utilizadores, particularmente os mais jovens. Organizado pela Insafe, a rede Europeia de centros nacionais de sensibilização para a segurança Internet, coordenado pela European Schoolnet e co-financiado pelo Programa da Comissão Europeia Safer Internet, a nível europeu as celebrações serão conduzidas sob o patrocínio de Viviane Reding, Comissária Europeia responsável pela Sociedade da Informação.

Concurso de Histórias
Entre os diversos eventos que se espera tenham lugar, será lançado o concurso "Histórias Sobre a Segurança na Internet", destinado a estudantes em 18 países, no qual se inclui Portugal. De acordo com o site provisório do nó nacional SeguraNet, esta é uma oportunidade para sensibilizar alunos, professores, pais e a comunidade educativa em geral para as questões dos riscos para os quais devemos prevenir as crianças e os jovens. Por outro lado, ainda de acordo com a organização nacional, esta "será uma oportunidade para dar a conhecer a dinâmica da escola e a capacidade de alunos e professores junto da rede europeia", não descurando também a possibilidade de ser premiado como reconhecimento por um bom trabalho. A história vencedora será publicada a nível mundial e organizar-se-á uma cerimónia para a atribuição dos prémios aos vencedores. Espera-se que até ao dia 8 de Fevereiro o nó nacional disponibilize o regulamento deste concurso no seu site provisório.

Novo Portal Europeu de Sensibilização
A rede Insafe, que coordena todas as actividades de sensibilização a nível europeu em parceria com os nós nacionais, lançará também no dia 8 de Fevereiro um novo portal de sensibilização para a segurança na Internet. Este site está já acessível em http://www.saferinternet.org/.

Outras Actividades
Dentre outras actividades previstas para o Dia Por Uma Internet Mais Segura, incluem-se conferências, o lançamento de programas de literacia Internet em escolas, comunicados de imprensa na rádio e televisão, assim como o lançamento de alguns novos websites abrangidos pelo programa Safer Internet.

Pessoalmente, não só faço votos para que professores e alunos adiram em massa a esta iniciativa, como espero que o movimento associativo de pais se junte a eles. De facto, sou de opinião que a participação e envolvimento dos pais a este nível, como noutros, é essencial. Assim como é com satisfação que vejo que se começa a fazer alguma coisa em Portugal ao nível da sensibilização, faço votos para que em breve possa vir a escrever com a mesma satisfação sobre a criação de uma hotline portuguesa.

Logotipo do jornal A Capital
in Info&Net, A Capital, Lisboa, 04 de Fevereiro de 2005



Artigos Anteriores:
> Fotos Íntimas, Devassa e Difamação
> Martin Luther King, Jr. e o Ódio na Internet
> Tsunami, Logros e Fraudes na Internet
> O Tsunami da Internet
> Manter a Sua Família Segura na Internet em 2005

Rotulado com ICRA - Internet Content Rationg Association
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2005, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.