Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

ARTIGOS DE OPINIÃO - 2005 - JANEIRO
O Tsunami da Internet
Por Tito de Morais

O dia 26 de Dezembro de 2004 ficará para sempre marcado na história pela tragédia do Tsunami que atingiu os continentes asiático e africano. Salvaguardadas as devidas distâncias, a Internet também tem o seu "tsunami". Aqui ficam algumas dicas para se proteger desta "onda avassaladora" e suas potenciais consequências.

Salvaguardadas as devidas distâncias, tal como um tsunami, também o spam - correio electrónico comercial não solicitado - é uma "onda avassaladora", nada selectiva, que atinge as suas vítimas de uma forma indiscriminada, independentemente de quem sejam e onde estejam. Por outro lado, tal como um tsunami, as consequências do spam não se fazem sentir apenas na altura do impacto, fazendo-se sentir e tendo graves repercussões ao longo do tempo. Vejamos então que medidas preventivas pode tomar para evitar ser vítima de acções de spam e, na sua inevitabilidade, o que pode fazer para minorar as suas consequências a prazo.

Comportamentos e Tecnologias
A minimização do problema do spam depende de duas coisas: tecnologias e comportamentos. Eu disse duas coisas. O spam não se resolve só com tecnologias e não se resolve só com a alteração de comportamentos. A solução está em ambas. Assim, forneço abaixo algumas dicas que se apoiam nestas duas coisas e que o ajudarão a minimizar o problema e as suas potenciais consequências.

Criar Perfis de Utilizador
Na eventualidade de partilhar o seu computador com outros utilizadores - os seus filhos, por exemplo - crie um perfil ou conta de utilizador para cada pessoa que usa o seu computador e reserve a conta/perfil de administração para si. Desta forma, o computador será partilhado em maior segurança. Cada utilizador só terá acesso aos seus recursos e aqueles que o administrador do computador autorizar.

Não Partilhe Contas de Email
Não partilhe a sua conta de email com outras pessoas, mesmo que familiares. Se achar que os seus filhos já têm idade para ter a sua própria conta de email, crie uma conta para cada uma deles. Se achar que ainda não têm idade, o facto de ter perfis/contas de utilizador diferentes, só lhes permitirá aceder à sua conta de email na sua presença.

Ignore o Spam
Mal veja que recebeu spam, elimine a mensagem de imediato e sem a ler. Por vezes os spammers usam imagens e outros estratagemas para identificarem que endereços receberam e abriram as mensagens. Para evitar estes esquemas, desactive a pré-visualização de mensagens ou configure o programa para ver as mensagens apenas em modo texto e sem imagens.

NUNCA Responda a Spam
Ao responder a uma mensagem de spam estará a sinalizar ao remetente que a sua conta está activa e pior ainda, que responde ao spam, logo é um "potencial cliente"! Quanto mais não seja o seu endereço vai para venda a outros spammers!

Denuncie o Spam
Em vez de responder ao spam que receber, envie-o - juntamente com o cabeçalho (header) da mensagem que recebeu - para o endereço abuse@XPTO.XX (substitua XPTO.XX pelo domínio do remetente, por exemplo hotmail.com) ou denuncie-o à Network Abuse Clearinghouse (http://www.abuse.net).

Peça Ajuda ao Seu ISP
Alguns operadores de serviços Internet (ISPs) incluem serviços anti-spam nas suas caixas de correio. Essas aplicações eliminam o spam nos servidores (antes de chegarem aos utilizadores). Pergunte ao seu ISP se ele dispõe desse serviço e se o pode activar. Se o ISP não dispuser desse serviço, considere aderir a um serviço de email que inclua um serviço anti-spam nos seus servidores.

Adopte um Software Anti-Spam
Instale uma solução anti-spam no seu PC. Mas não escolha uma qualquer. Opte por uma marca reconhecida. Alguns dos produtos mais conhecidos no domínio dos anti-vírus já incluem soluções anti-spam. Consulte uma revista de informática recente para se informar e ler análises das soluções mais eficazes. Com uma solução anti-spam no servidor do seu ISP e com outra no seu computador, disporá de dois níveis de protecção.

Considere o Upgrade
Se usa o Outlook Express, um produto de entrada na gama do fornecedor, considere fazer o upgrade para o Microsoft Outlook 2000, 2002 ou 2003 que são produtos mais robustos e com mais funcionalidades.

Seja Cioso do Seu Email
Mantenha o seu endereço de email privado. Divulgue-o apenas a pessoas conhecidas. Caso faça compras online, subscreva mailing lists, newsletters ou participe em fóruns ou grupos de discussão, faça-o com outro endereço, por exemplo de uma conta gratuita, baseada na web, como as do Hotmail ou do Yahoo!.

A terminar, se o spam é um exemplo de uma utilização negativa da Internet, o seu contraponto é evidenciado por notícias vinculadas pela comunicação social, segundo as quais a Internet está a ajudar as agências humanitárias a angariar recursos para ajudar as vítimas a lidar com as consequências da tragédia que assola os continentes asiático e africano. De facto, segundo essas notícias, muitos pessoas estão a efectuar donativos através da Internet e estão a usar os recursos online para saberem como se podem envolver nos esforços de ajuda. A título de exemplo, a refiram-se os casos de portais com elevada visibilidade como o Google, o Yahoo!, o Ebay, e a Amazon, e em Portugal o Sapo, que reúnem links que orientam os utilizadores para as organizações de ajuda humanitãria.

Logotipo do jornal A Capital
in Info&Net, A Capital, Lisboa, 07 de Janeiro de 2005



Artigos Anteriores:
> Manter a Sua Família Segura na Internet em 2005
> Um Recreio Para os Seus Filhos Na Internet
> Por Uma Internet Mais Segura em 2005
> Sexo, Violência e Vídeo Jogos
> Golfinho Protege Crianças na Internet

Rotulado com ICRA - Internet Content Rationg Association
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2005, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.