Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

ARTIGOS DE OPINIÃO - 2004 - JULHO
Os Super Heróis da Segurança na Internet
Por Tito de Morais

Os famosos e já lendários Super Heróis da Marvel, entre os quais o Spider-Man (Homem Aranha), o Hulk, a Spider-Girl, o Capitão América e o X-Men lideram uma campanha inovadora multimeios que visa promover a segurança de crianças e jovens na Internet e acabar com a pirataria online a nível mundial.

Através de uma parceria única entre a Marvel Enterprises e a WiredSafety, a maior organização mundial no domínio da educação para a segurança na Internet, estes Super Heróis aliaram-se ao "exército" de voluntários da WiredSafety para combater uma nova estirpe de vilões: os predadores da Internet, os ciber assediadores e os ladrões de identidade na Internet. Através do desenvolvimento de um programa inovador, estes Super Heróis irão ajudar os pais e os seus filhos a usarem a Internet de uma forma segura e responsável. Esta iniciativa foi revelada à imprensa pelas duas organizações durante um evento que teve lugar no passado dia 13 de Julho, no edifício do Capitólio, em Washington, DC., nos Estados Unidos.

Os Elementos da Campanha
Os elementos principais desta campanha incluem espectáculos ao vivo com os Super Heróis da Marvel que percorrerão centros comunitários, centros comerciais, escolas, feiras e outros destinos espalhados pelo mundo, um novo website (http://www.InternetSuperHeroes.org), um programa curricular sobre segurança na Internet para ser ministrado nas escolas e uma série de revistas de banda desenhada, cada uma delas abordando um tópico específico relacionado com a segurança e a utilização responsável da Internet.

Espectáculos Itenerantes ao Vivo
Visando atingir uma audiência o mais vasta possível, a Marvel e a WiredSafety desenvolveram uma série de pequenos espectáculos com os famosos Super Heróis. Estes espectáculos abordam diversos tópicos importantes no domínio da segurança das crianças e dos jovens online e fazem-no segundo um formato divertido, interactivo e de fácil compreensão. A tourné fará paragens em centros comerciais, escolas, lojas, feiras e outros eventos comunitários em larga escala, ao longo dos Estados Unidos.

Currículo Escolar
A Marvel e a WiredSafety, sob orientação da sua Directora Executiva, Parry Aftab, encontram-se a desenvolver um conjunto completo de ferramentas de aprendizagem para serem usadas nas salas de aula. Planos de lições, fichas de trabalho e guias de actividades serão alguns dos elementos chave do programa curricular a ser ministrado nas escolas. Estes elementos habilitarão os estudantes a desenvolver as suas próprias mensagens e programas sobre a utilização segura e responsável da Internet.

Revistas de Banda Desenhada
Baseando-se na experiência de Parry Aftab, a Marvel, líder mundial na edição de revistas de banda desenhada, irá desenvolver uma série de revistas abordando tópicos específicos sobre a segurança na Internet. Personagens populares como o Spider-Man e o Hulk serão os heróis de histórias que abordarão questões que vão do cyber-bullying ao roubo de identidade, passando pelos contos do vigário online e pela pirataria. Estas revistas serão fornecidas nos espectáculos, serão distribuídas através das escolas e por outros canais.

Outros Elementos da Campanha
Para além dos elementos já referidos, a Marvel e a WiredSafety estão presentemente a finalizar outros elementos da campanha, incluindo: o site InternetSuperHeroes.org, que fornecerá materiais gratuitos para download que se destinam a serem usados por pais, comunidades e forças policiais no fornecimento de programas de segurança online; uma edição online actualizada do livro de Parry Aftab, "The Parents Guide to Protecting Your Children in Cyberspace" que será fornecida gratuitamente; guias para pais sobre novos temas, incluindo os riscos associados ao wireless, mensagens de texto (SMS) e jogos interactivos; concursos concebidos para habilitarem as crianças e os jovens a navegar em segurança; educar e mobilizar redes locais de forças policiais. O website ajudará a promover a segurança online, segurança wireless, segurança nos jogos online, mensagens de segurança sobre a privacidade e informação sobre sites seguros, software e outras ferramentas de controlo parental. Por último, e não menos importante, a campanha também irá encorajar as crianças e os jovens a desenvolverem as suas próprias campanhas de sensibilização sobre estes e outros temas, incluindo a pirataria de filmes, software e outras formas de propriedade intelectual. Juntamente com outros parceiros relevantes, esta iniciativa irá também fornecer informação importante no domínio da e-literacia, encorajando as crianças e os jovens a usarem o melhor software de segurança de que dispõem: aquele que se encontra entre as suas orelhas.

Como diz o banner da campanha, "Mantém-te seguro online. Lembra-te: os Super Heróis mantêm as suas verdadeiras identidades em segredo." Spider-Man, o WebMaster! Alguém consegue pensar numa melhor figura modelo para as crianças e para os jovens no domínio da segurança na online?!

Logotipo do jornal A Capital
in Info&Net, A Capital, Lisboa, 16 de Julho de 2004



Artigos Anteriores:
> Estratégias de Segurança na Internet - Parte II
> Estratégias de Segurança na Internet - Parte I
> Segurança Internet: Pregar aos Canibais?
> Internet: Sonho ou Pesadelo?
> Junho, Mês Nacional da Segurança na Internet

Rotulado com ICRA - Internet Content Rationg Association
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2007, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.