Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]

> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

Uma Coisa Boa: Como Organizar Uma Festa

Uma Coisa Boa | Envolva-se! | Festa | Registo | Exemplos

"Uma Coisa Boa" (UCB) é uma campanha no âmbito da Semana e do Dia Por Uma Internet Mais Segura, visando encorajar os utilizadores da Internet de todas as idades, especialmente os jovens, a partilhar uma coisa boa que eles, ou pessoas que conheçam, tenham feito com a ajuda da Internet ou dos media sociais para tornar a Internet ou o mundo melhores. Uma festa UCB é um evento divertido de uma hora onde as pessoas se juntam para criar os seus vídeos, fotos, cartazes, folhetos, sketches teatrais, músicas ou coreografias, textos ou poemas UCB, feitos com telemóveis, câmaras digitais, computadores ou tablets, e submete-los no site http://www.miudossegurosna.net/1CoisaBoa. Eis algumas sugestões para orientar uma festa UCB:
  • PLANEAMENTO: Quanto mais cedo, melhor. Já não há muito tempo. Que tal agora?!


  • MATERIAIS: Uma ligação à Internet ou dispositivo móvel e uma série de smartphones, tablets ou câmaras digitais para filmar o vídeo, e tirar fotografias (Opcionais: computadores folhas de papel, cartolina ou papel de cenário e marcadores coloridos para escrever textos ou fazer desenhos).


  • FAZER A FESTA:


    1. Locais:


      1. ACEs (Actividades Complementares Educativas), ATLs, OTLs, etc.


      2. Jardins de Infância, Escolas do Ensino Básico e Secundário


      3. Faculdades e Politécnicos


      4. Bibliotecas Escolares, Públicas e Municipais


      5. Espaços Internet


      6. Clubes e Associações


      7. Lares de Idosos e Universidades Séniores


      8. Empresas & ONGs


      9. Organismos Públicos ou Privados


    2. Convites: convide todos os utentes dos espaços/organizações referidos no ponto anterior.
      IMPORTANTE: Diga-lhes para trazerem o seu telemóvel, tablet ou câmara de vídeo. ["Multas" como comes e bebes são opcionais, mas tendem a animar a festa].


    3. Depois das pessoas se cumprimentarem e estiverem prontas para relaxar e ouvir, o coordenador explica "porque estamos todos aqui" - é simples: para pensar, criar e publicar Uma Coisa Boa - e como vamos fazer isso. Pode ler algo do género: "A sua missão, caso escolha aceitá-la, é partilhar uma coisa boa que vocês ou alguém que você conheça ou um grupo de pessoas que conheça tem feito para tornar a Internet OU o mundo um lugar melhor, usando a Internet para o efeito" (por exemplo, a coisa foi organizada ou promovida ou teve maior alcance graças às redes sociais). Visite http://www.miudossegurosnanet.blogs.sapo.pt para exemplos.


    4. Dê 1 ou 2 minutos para calmamente toda a gente poder pensar na sua UCB e depois 5 minutos para que todos possam falar sobre a sua com os seus "vizinhos do lado" - às vezes ajudamo-nos mutuamente a recordar-nos das coisas. Sinta-se à vontade para dedicar mais tempo se as pessoas quiserem planear um pouco mais aquilo que vão fazer (vídeo, foto, texto, cartaz, etc. - mais instruções abaixo sobre isso).


    5. Peça a todos os participantes para se dividirem em grupos de 2 a 5 para gravarem vídeos de 1 a 3 pessoas (ou quantas couberem no enquadramento) a falarem ou mostrarem sobre a sua UCB.


    6. Leia estas INSTRUÇÕES para gravar o vídeo (antes das pessoas começarem):


      1. Faça grandes planos das caras das pessoas (adoramos caras!) - faça zoom-in nas 1-3 pessoas que estão a partilhar a sua UCB.


      2. Tente não interromper ou falar por cima da voz dos outros ao gravarem - 1 pessoa a falar de cada vez.


      3. As UCB podem ter uma duração variável, de 20 a 30 segundos. Quanto mais curto, melhor. Mesmo um par de frases, é excelente. Durações maiores são aceitáveis se alguém quiser contar uma história. No caso de grupos, uma pessoa pode contar a história enquanto as outras reagem/explicam, etc.


      4. Apesar de poder ser divertido gravarmo-nos uns aos outros a falar, vídeos de selfies também servem para o caso de alguém preferir fazê-lo sozinho/a.


      5. Se as pessoas não se sentirem confortáveis a falar para a câmara, o texto também serve - especialmente para quem gosta de escrever. Podem escrever o texto numa cartolina e fotografarem-se, ou numa série de cartões que vão passando ou virando tipo calendário, ou até, se preferirem, podem submeter as suas UCB em forma de texto no nosso site. Se alguém preferir ir para casa, pensar no assunto e escrever mais tarde, também não há problema.


    7. Depois de toda a gente ter acabado de gravar as suas UCB, resta apenas submete-las aqui na nossa página. Ou se tiverem apenas um computador à mão e não for nada demorado, podem levar para casa e submeter a partir de casa, mas diga-lhes para não se esquecerem!

E é isto. A ideia é que seja algo DIVERTIDO e FÁCIL. Estas são apenas orientações. Esteja à vontade para as alterar.


A iniciativa "Uma Coisa Boa" é traduzida e adaptada para Português da iniciativa "One Good Thing" no âmbito do Safer Internet Day USA, com a devida permissão da ConnectSafely.


Rotulado com ICRA - Internet Content Rationg Association
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2014, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.